quarta-feira, 9 de maio de 2012

SÍNDROME DO COMPARTIMENTO ABDOMINAL


PÓS-GRADUANDO JONATHAS GONÇALVES

A síndrome do compartimento abdominal (SCA) é o aumento da pressão intra-abdominal (PIA) a níveis capazes de provocar alterações no funcionamento ou falência de vários órgãos e, por conseqüência, sistemas vitais.
Clinicamente caracteriza-se por PIA acima de 20 mmHg, acompanhado de falência de pelo menos um órgão. Diferencia-se a hipertensão intra-abdominal onde a PIA encontra-se acima de 12 mmHg e não há necessariamente déficit na perfusão dos órgãos. A PIA pode variar normalmente entre 0 – 12 mmHg.
Etiologicamente pode-se encontrar várias origens para esse aumento da PIA. Andrade (1998), lista em seu trabalho de revisão de literatura as causa possíveis para esse evento (Quadro 1), que variam desde fatores espontâneos até fatores iatrogênicos.

QUADRO I

 FONTE: Andrade, José Ivan de. A síndrome de compartimento do abdome. Medicina Ribeirão Preto, 31: 563-567, out./dez. 1998 

Fisiopatologicamente, esta condição clínica culminará, como já citado, e disfunções em órgãos, sendo suas manifestações variáveis. O aumento da PIA a altos níveis gera restrição de grandes vasos, diminuindo retorno venoso e aumentando a resistência vascular periférica, gerando diminuição do débito cardíaco e bloqueio da perfusão de órgãos como o rim, diminuindo a taxa de filtração glomerular, e conseqüente baixo débito urinário. Além disso, provoca isquemia do trato gastrointestinal, pode gerar o aumento da pressão intracraniana, entre outras repercussões sistêmicas.
Uma das complicações de interesse da Fisioterapia é a restrição causada sobre o diafragma gerando assim uma alteração da ventilação pulmonar e aumento da pressão intratorácica. Sendo assim esse paciente requer um maior cuidado no que se refere à assistência ventilatória aplicada.
O tratamento médico da SCA baseia-se, em geral, na drenagem de líquidos em excesso a cavidade abdominal, controle hídrico rigoroso, esvaziamento intestinal e analgesia, já que a dor é um sintoma presente nesta condição clínica. Em quadros de SCA mais severos, é necessária a descompressão cirúrgica do abdômen.
É indispensável o entendimento da equipe multidisciplinar a respeito desta síndrome, a fim de prestar uma assistência ágil e de qualidade aos pacientes que venham a apresentar tal quadro, evitando assim que evolua para repercussões irreversíveis.



REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS

1- ANDRADE, José Ivan de. A síndrome de compartimento do abdome. Medicina Ribeirão Preto, 31: 563-567, out./dez. 1998

2- FIGUEIREDO, Luis Francisco Poli de. Como reconhecer a síndrome compartimental abdominal pós-traumática. Rev Ass Med Brasil 2001; 47(2): 85-109.



Nenhum comentário:

Postar um comentário