segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Relato do especializando em fisioterapia intensiva parte II

Nossos especializandos em busca de uma formação diferenciada são na realidade nosso maior bem e diante disso, presto-me das palavras da nossa especializanda Giovanna de Boa Vista-RR, para nos contar um breve relato de sua experiência e qualidade encontrada em nossa especialização.


Fisioterapeuta Giovanna de Boa Vista-RR


>DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES


Na Fundação de Medicina Tropical do Amazonas, fui recebida pelo preceptor Fisioterapeuta Dr. Átila, o qual me encaminhou a Unidade de Terapia Intensiva do hospital junto com os demais especializandos. Divididos em duplas, realizamos avaliação e conduta de uma paciente á beira do leito. Ao final nos foi ministrada uma aula sobre manobras de higiene brônquica e aspiração das vias aéreas. Dias após, retornei para mais práticas no Hospital onde em dupla realizamos avaliação e conduta na beira do leito, onde ao final foi ministrada uma aula de Fisiologia Respiratória.

No Hospital Dr. Platão Araújo, fui recebida pelo preceptor Fisioterapeuta Dr. Marcos Vinícios. Trata-se de uma Unidade de Terapia Intensiva nova, onde o serviço de fisioterapia teve enorme ganho em qualidade com a chegada da especialização em Fisioterapia Intensiva pela SOBRATI Manaus. Na unidade fomos divididos em duplas onde novamente realizamos avaliações e condutas na beira do leito. Posteriormente tivemos uma explanação sobre a importância de uma boa compreensão da gasometria arterial, ministrada pelo preceptor.


Fui recepcionada na Fundação Centro de Controle de Oncologia do estado do Amazonas, comumente conhecido com CECON, pelo Fisioterapeuta Dr. Daniel Xavier. Na Unidade de Terapia Intensiva, juntamente com mais quatro especializandos. Tivemos uma aula prática no ventilador mecânico e ajuste do mesmo e a partir da ausculta pulmonar, traçamos condutas e execução de manobras de higiene brônquica em um manequim acoplado ao ventilador mecânico.

Fisioterapeuta Giovanna em treinamento sobre ventilação mecânica com o professor Daniel Xavier


Finamente, a aula teórica foi ministrada pelo Fisioterapeuta Dr. Daniel Xavier, abordando os modos e modalidades ventilatórias e suas particularidades. De forma a enriquecer nossos estudos tivemos uma breve aula com a Fisioterapeuta Dra. Cíntia, onde esta fez uma explanação sucinta sobre a Síndrome da Angústia Respiratória Aguda – SARA e importância dos ajustes certos no ventilador mecânico e as principais formas de recrutamento alveolar.

CONCLUSÕES

Durante toda a semana, a vivência que pude ter em cada hospital, engrandeceu os meus conhecimentos na área de Terapia Intensiva. Minhas perspectivas a cada semana que realizarei a continuação da pós-graduação à caminho de me tornar uma especialista, são de que, possa não só aprender, mas também ajudar na crescente melhora da atuação da Fisioterapia na Unidade de Terapia Intensiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário