>DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
Na Fundação de Medicina Tropical do Amazonas, fui recebida pelo preceptor Fisioterapeuta Dr. Átila, o qual me encaminhou a Unidade de Terapia Intensiva do hospital junto com os demais especializandos. Divididos em duplas, realizamos avaliação e conduta de uma paciente á beira do leito. Ao final nos foi ministrada uma aula sobre manobras de higiene brônquica e aspiração das vias aéreas. Dias após, retornei para mais práticas no Hospital onde em dupla realizamos avaliação e conduta na beira do leito, onde ao final foi ministrada uma aula de Fisiologia Respiratória.
No Hospital Dr. Platão Araújo, fui recebida pelo preceptor Fisioterapeuta Dr. Marcos Vinícios. Trata-se de uma Unidade de Terapia Intensiva nova, onde o serviço de fisioterapia teve enorme ganho em qualidade com a chegada da especialização em Fisioterapia Intensiva pela SOBRATI Manaus. Na unidade fomos divididos em duplas onde novamente realizamos avaliações e condutas na beira do leito. Posteriormente tivemos uma explanação sobre a importância de uma boa compreensão da gasometria arterial, ministrada pelo preceptor.
Finamente, a aula teórica foi ministrada pelo Fisioterapeuta Dr. Daniel Xavier, abordando os modos e modalidades ventilatórias e suas particularidades. De forma a enriquecer nossos estudos tivemos uma breve aula com a Fisioterapeuta Dra. Cíntia, onde esta fez uma explanação sucinta sobre a Síndrome da Angústia Respiratória Aguda – SARA e importância dos ajustes certos no ventilador mecânico e as principais formas de recrutamento alveolar.
CONCLUSÕES
Durante toda a semana, a vivência que pude ter em cada hospital, engrandeceu os meus conhecimentos na área de Terapia Intensiva. Minhas perspectivas a cada semana que realizarei a continuação da pós-graduação à caminho de me tornar uma especialista, são de que, possa não só aprender, mas também ajudar na crescente melhora da atuação da Fisioterapia na Unidade de Terapia Intensiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário