sábado, 25 de setembro de 2010

Fisioterapia intensiva em Manaus. Fala especializando!!!!!

Manobras de Reexpansão Pulmonar


Para realizar a reexpansão pulmonar, o fisioterapeuta utiliza algumas técnicas manuais, mas obviamente compete ao mesmo, identificar e avaliar a situação atual do paciente em questão, para que a conduta seja adequada e com resultados satisfatórios.

O conceito de pressão transpulmonar é essencial para a compreensão da fisiologia da expansão pulmonar. Essa pressão resulta da diferença entre a pressão alveolar e a pressão pleural.Os alvéolos são elásticos e sujeitos a variação de pressão transpulmonar. A negativação da pressão do espaço pleural ou o aumento da pressão dentro dos alvéolos resulta em aumento do volume pulmonar. Pode-se obter expansão pulmonar de duas formas: por meio da negativação da pressão pleural ou por aumento da pressão alveolar.




Dentre os objetivos da Reexpansão pulmonar temos:
  • Aumentar a expansibilidade tóraco-pulmonar, aumentar a complacência,
  • aumentar a ventilação pulmonar,
  • Aumentar volumes e capacidades pulmonares,
  • melhorar as trocas gasosas e oxigenação,
  • reverter atelectasias, aumentar o trabalho diafragmático, reeducar o padrão respiratório.
A fisioterapia intensiva envolve um grande número de técnicas que podem ser associadas às modalidades de ventilação mecânica. Dentre as principais estão:

- Inspiração Profunda : melhora a profundidade ventilatória e a complacência pulmonar, podendo ser aplicada portanto, em pacientes portadores de complacência pulmonar diminuída sem incremento da resistência das vias aéreas.

- Inspiração Máxima Sustentada (SMI): Inspiração forçada que deverá ser sustentada por um determinado intervalo de tempo. Atua basicamente em termos de acréscimo sobre o VRI, na pressão transpulmonar e na capacidade pulmonar total, aumentando a relação V/Q.

- Inspiração em Tempos: Melhora a complacência tóracopulmonar e no incremento da capacidade inspiratória e ação diafragmática.

- Inspiração desde a Capacidade Residual Funcional: Fundamenta-se em uma expiração oral tranqüila até o nível do repouso expiratório para, em seguida, ocorrer uma inspiração profunda. Neste padrão a atividade diafragmática é evidente, ocorrendo portanto um incremento na ventilação de zonas basais pulmonares, diminuindo a hipoventilação alveolar.

- Expiração Abreviada: Com esse padrão consegue-se incrementar o tempo inspiratório, o volume de reserva expiratório, a capacidade residual funcional (CRF) e a capacidade pulmonar total (CPT).

- Inspiração desde o Volume Residual: Com este padrão ocorre um aumento do volume corrente e da capacidade vital, favorecendo o incremento da ventilação nas zonas apicais do pulmão.
Podemos citar ainda, os exercícios diafragmáticos, exercício intercostal,os soluços inspiratórios, compressão/descompressão, fortalecimento muscular, nos quais todos colaboram para uma melhor e mais eficaz expansão pulmonar.

No ambiente de uma Unidade de Terapia Intensiva, nos deparamos com várias situações, onde podemos encontrar, desde pacientes com nível de sedação muito elevada devido sua clinica, á pacientes em fase de desmame e que já se encontram conscientes. Em pacientes com um Ramsey de 6 por exemplo, que necessitam de técnicas de reexpansão pulmonar, procuramos encontrar formas que o ajudem a realizar essa expansão, no qual poderemos está utilizando o Ambu em técnicas que simulam os soluços inspiratórios por exemplo, assim como o Ventilador Mecânico.

Os efeitos do uso do ventilador mecânico como recurso fisioterapêutico para manobras de expansão pulmonar, foram estudados inicialmente por Berney e Denehy em ensaio clínico cruzado, onde demonstraram que a hiperinsuflação através do ventilador mecânico e a hiperinsuflação manual são igualmente eficazes.

Embora ainda seja pouco reconhecida a eficácia da Fisioterapia Intensiva, sabe-se que, quando bem empregada, traz resultados satisfatórios e contribuem muito para a recuperação do paciente.

Especializando:Mirna Ramos
Editado por: Daniel Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário