domingo, 19 de setembro de 2010

Especializandos em Fisioterapia Intensiva

Fala Especializando!!!!

É um canal que permite ao especializando postar resenhas e matérias sobre a vivência dos mesmos durante as aulas práticas do curso de especialização em fisioterapia intensiva de Manaus.

Nós da turma de Especializandos em Fisioterapia intensiva SOBRATI/MANAUS na UTI FCECON/AM, sob orientação do Dr. Daniel Xavier em uma aula prática sobre montagem do ventilador mecânico, seus ajustes iniciais e técnicas de manobras respiratórias.

A ventilação mecânica (VM) tem por objetivo manter a homeostasia do paciente através da correção das alterações da troca gasosa e redução ou substituição do trabalho respiratório.

A montagem deste aparelho é de responsabilidade do fisioterapeuta verificando-se todos os componentes (4 traquéias, 2 copos coletores, 1 Y e 1 pneumotacógrafo) necessários para que o sistema ventilador/paciente entre em funcionamento. O ventilador utilizado é da marca Dixtal e está acoplado a um sistema de ar comprimido e oxigênio. Após a montagem e ligação do respirador é realizada a calibragem para que se perceba se há escape do ar e seja corrigida para efetivação do VM.

Os ajustes iniciais para admissão de um paciente esta de acordo com o III Consenso Brasileiro de VM, onde o modo ventilatório pré-determinado é controlado que poderá ser a Pressão ou Volume. Logo após a interação do paciente com o ventilador deverão ser realizados novos ajustes dos parâmetros que dependerá da patologia de base e do resultado da análise gasométrica.

Além do VM, as intervenções do fisioterapeuta intensivista é de suma importância para a melhora do paciente, dentre as várias intervenções existentes, as manobras pulmonares destacam-se por atuar diretamente com a caixa torácica e sincronicamente com o ventilador.

Iremos citar algumas de várias manobras que evitam e ou diminuem quadros lesivos ao pulmão, como a vibrocompressão que causa fluidez e deslocamento de secreções, compressão e descompressão que irá aumentar o volume corrente em vias aéreas melhorando a troca gasosa, direcionamento de fluxo, levando o ar a locais poucos ventilados ou não ventilados devido há alguma resistência que esse gás chegue ao seu destino, e associação de técnicas manuais com a técnica de Bag- Squeezing que promoverá uma aceleração de fluxo gerando uma turbulência que facilitará o deslocamento de secreções impactadas localizadas na periferia pulmonar, trazendo-as mais próximo das vias aéreas superiores onde serão mais facilmente eliminadas.

Esp.: Isane Farias

Jameson Solimoes

Lissiane Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário