sábado, 4 de setembro de 2010

Fisioterapia intensiva beira-leito

Especialização em fisioterapia intensiva SOBRATI/MANAUS: A eficiência da Fisioterapia intensiva sobre os aspectos da mecânica pulmonar em pacientes submetidos à ventilação mecânica.




A vibração manual consiste em posicionar a mão espalmada na parede do tórax sobre o segmento pulmonar a ser drenado.A seguir, iniciam-se as contrações isométricas dos músculos do antebraço e mão que produzirão a energia cinética sob forma de movimentos vibratórios, a qual será transmitida para o interior do tórax. E, por fim, desliza-se a mão em direção ao brônquio fonte correspondente respeitando a anatomia das costelas.Durante a realização de tal manobra, procurar manter a mão em contato com a parede torácica. A vibrocompressão deve ser aplicada somente na fase expiratória do ciclo respiratório espontâneo ou mecânico. Esta manobra está contra-indicado nos recém-nascidos de extremo baixo peso, na presença de enfisema intersticial não drenado e na hemorragia pulmonar.

-Manobra que interfere no fluxo expiratório:

Está fundamentada no princípio da aceleração do fluxo expiratório, baseadas na fisiologia da tosse, ou seja, o objetivo principal é o de gerar uma alta velocidade de fluxo de gás na fase expiratória com intuito de desprender as secreções aderidas na parede da árvore respiratória.Utiliza-se a insuflação pulmonar fisiológica durante a respiração espontânea ou a mecânica durante a ventilação pulmonar mecânica. O aumento do fluxo expiratório é alcançado através de um movimento tóraco-abdominal sincronizado.



www.sobratimanaus.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário