domingo, 31 de outubro de 2010

Fisioterapia Intensiva em UTI oncológica


Com imensa satisfação que a fisioterapia esteve presente no SIMPÓSIO DE ONCOLÓGIA DA FCECON /AM realizado de 26 a 30 de Outubro de 2010.

Fato até então inédito, o simpósio contou pela primeira vez com fisioterapêutas como palestrantes. Este fato representa um avanço enorme e principalmente reflete e ratifica o reconhecimento do trabalho realizado pelo fisioterapeuta dentro de um Hospital/Fundação de referência nacional no tratamento dispensado ao paciente oncológico.



Diante do convite do Diretor de Ensino e pesquisa da FCECON, Dr. Sidney Chalub, as palestras aconteceram em caráter interdisciplinar, contando com médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas. Contemplando de forma inédita no Amazonas a interdisciplinariedade no tratamento do paciente oncológico.







O foco das apresentações em fisioterapia, se concentraram no processo de reabilitação onco-funcional e a necessidade do fisioterapeuta intensivista inserido dentro da Unidade de Tratamento Intensivo Oncológico.

Durante a palestra proferida pelo Fisioterapeuta Daniel Xavier, diretor regional da fisioterapia da sobrati em manaus e responsável técnico pela UTI da FCECON, foi demonstrada as inovações e o incremento em qualidade do atendimento ao paciente crítico na UTI, fomentada pelos especializandos em fisioterapia intensiva da Sobrati/Manaus.


O uso da bicicleta passiva, o uso da prancha ortostática, a introdução à VMNI(ventilação mecânica não invasiva), até então inexistente em nossa UTI e a participação do fisioterapeuta durante situações críticas como a Parada cardiorrespiratória e durante a Intubação oro-traqueal, coroaram não só a a fisioterapia intensiva mas principalmente o salto de qualidade conseguido na prestação de serviços em fisioterapia intensiva pela inclusão dos especializandos em fisioterapia intensiva da sobrati de Manaus.

Foram também exibidos banners pelos especializandos em Fisioterapia Intensiva da Sobrati demonstrando o trabalho realizado por intermédio desta parceria SOBRATI/FCECON.

Nenhum comentário:

Postar um comentário