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A presente pesquisa abordou a pneumonia, enfatizando seu histórico, conceito, complicações, fisiopatologia, agente etiológico e tratamento sistematizado dirigido à criança de 0 a 5 com pneumonia.
Segundo Cavinatto (2007) a pneumonia é uma inflamação que afeta os pulmões, ocasionada por bactérias, vírus, aspiração de alimentos ou corpos estranhos, reações de hipersensibilidade ou induzida por drogas, fungos, etc.
De acordo com Guyton e Hall (2002, p.457) “o termo pneumonia refere-se a qualquer condição inflamatória dos pulmões, em que alguns ou todos os alvéolos são preenchidos com líquido e células sanguíneas”.
Segundo Prober (2002) os vírus respiratórios são a causa mais comum de pneumonia durante os primeiros anos de vida. As bactérias, embora sejam numericamente menos importantes como causas de pneumonia, tendem a ser responsáveis por infecções mais intensas do que as causadas por agentes não-bacteriológicos.
Segundo Pryor e Webber (2002) a fisioterapia diária se introduzida torna-se um meio de vida à criança. Os pais são fundamentais nesse contexto, devem entender que não somente os antibióticos combaterão a infecção. As técnicas do posicionamento, tapotagem e vibração torácicas assistirão na mobilização de secreções. Nos lactentes a tapotagem torácica é realizada utilizando os três primeiros dedos de uma mão com o dedo médio levemente levantado e deve sempre ser feito sobre uma camada de roupa e deve ser realizado antes da alimentação por 5 a 10 minutos duas vezes ao dia. Exercícios respiratórios orientados devem ser ensinados as crianças a partir de 2 anos de forma divertida.
Desse modo, as medidas como, administrar oxigênio para melhorar o padrão respiratório da criança, posição de Fowler para expandir a caixa torácica e monitorar a saturação de oxigênio através do oxímetro de pulso afim detectar hipóxia iminente.
Diante do contexto apresentado cabe ressaltar que é importante que os profissionais da saúde envolvidos no tratamento da criança acometida de pneumonia tenha domínio e conhecimento para identificar quais as verdadeiras ações que vem ao encontro das necessidades da criança, utilizando-se da avaliação clínica contínua e tomada de decisão.
Preceptor: Marcos Vinicius
Referencias Bibliográficas
CAVINATTO, J. N.; RODRIGUES, J. C. Pneumonias Bacterianas Aguadas. In: ROZOV, T. Carvalho. Doenças pulmonares em pediatria. São Paulo , 2007.
GUYTON, Arthur C.; HALL, John E. Tratado de Fisiologia Médica. 10 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.
PROBER, Charles G. Pneumonia. In: Nelson-Tratado de Pediatria. 16 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.
PRYOR, Jennifer A.; WEBBER, Bárbara A. Fisioterapia para Problemas Respiratórios e Cardíacos. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.
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