sábado, 19 de novembro de 2011

I CONGRESSO PAN AMAZÔNICO DE ONCOLOGIA.

I CONGRESSO PAN AMAZÔNICO DE ONCOLOGIA.

Daniel Xavier reafirmando a parceria com as meninas do Grupo GAMMA/Amazonas.

Pelo terceiro ano consecutivo, a fisioterapia é contemplada em um dos maiores eventos de oncologia do País. Com a ilustre presença de 03 fisioterapeutas Dr. Daniel Xavier, Dra. Helena Nogueira e Dra. Bárbara Bahia estas pós graduandas em fisioterapia intensiva pela Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva- SOBRATI Manaus e Fisiocursos Manaus abrilhantaram o evento com a apresentação de temas relevantes no tratamento de pacientes oncológicos na Unidade de Tratamento Intensivo.

Com a apresentação do tema: “O papel da fisioterapia no processo de humanização da Unidade de tratamento intensivo”, a Dra. Helena Nogueira, pós graduanda em fisioterapia intensiva, demonstrou que a partir do trabalho realizado nos hospitais conveniados ao curso de pós graduação da SOBRATI, agregou valores até então inéditos na prestação de serviço em fisioterapia intensiva na cidade de Manaus. Fato notório é a indelével agregação de qualidades e valores às UTIs frequentados pelos especializandos em fisioterapia intensiva.


A Dra. Bárbara Bahia, também pós graduanda em fisioterapia intensiva, sob o tema “Benefícios da realização da posição prona em pacientes com hipoxemia grave”, ratificou o papel relevante da fisioterapia enquanto componente fundamental na composição da equipe interdisciplinar nas UTIs.

Enquanto Moderador e Congressista, o professor Daniel Xavier, responsável técnico pela fisioterapia da UTI/Fcecon, ressaltou a importância do trabalho realizado pelos especializandos não apenas agregando valor na UTI da FCECON, mas também nas UTIs dos demais hospitais conveniados à pós graduação. Em sua palestra “Atualidades na prestação de atendimento fisioterapêuticos em pacientes oncológicos gravemente enfermos”, o professor e fisioterapeuta Daniel Xavier apresentou as novidades que tornaram a UTI da FCECON uma das mais qualificadas na cidade de Manaus. A implantação de protocolos para desmame e extubação IDV-idealizados por Ferrari e Tadine, a inclusão de protocolos para atendimento em pacientes oncológicos e a utilização de novas ferramentas terapêuticas como a prancha ortostática e o cicloergômetro, alavancaram a qualidade da fisioterapia intensiva enquanto ciência baseada em evidências clínicas.

De fato, a fisioterapia intensiva na cidade de Manaus, norteada pela especialização em fisioterapia intensiva promovida pela SOBRATI/FISIOCURSOS Manaus, confere, atualmente, um status único na prestação de serviços de pacientes gravemente enfermos e internados na UTI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário