quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Manovacuometria

Os músculos respiratórios realizam o trabalho da ventilação contra a resistência do sistema. Sendo assim a mensuração da força desses músculos avalia a perda relevante da eficácia do conjunto (DIAS et al.,2001)

Para que seja realizada a mensuração da força dos músculos respiratória, se faz necessário o uso de um aparelho medidor de pressão negativa e pressão positiva, chamado de manovacuômetro. O aparelho mencionado determina com precisão as alterações da musculatura respiratória, pois permite a mensuração da força da musculatura inspiratória e expiratória, determinada pela pressão negativa e pressão positiva.

A mensuração da força da musculatura respiratória tem inúmeras aplicações, como: diagnosticar insuficiência respiratória por falência muscular, diagnosticar fraqueza, fadiga e /ou falência muscular; auxiliar na elaboração de protocolos terapêuticos, entre outras funções. (ROBACHER. s.d)

A medida da pressão inspiratória é geralmente feita ao nível de volume residual e por outro lado, a medida de pressão expiratória máxima é feita a partir da capacidade pulmonar total (BOAVENTURA et al., 2004).

Os valores obtidos na avaliação com o manavacuômetro são expresso em CmH2O( centímetros de água)

A PImaxima tem seu valor compreendido em um adulto jovem na faixa de -90 a -120CmH2O, enquanto a PEmaxima tem seu valor compreendido em uma adulto jovem, na faixa de +100 a +150CmH2O. Vale ressaltar que a partir de 20 anos de idade ocorre um decréscimo nestes valores. (AZEREDO, 2002).

Como Realizar a manovacuometria.

Mensuração de PImaxima: indivíduo sentado, com o tronco em um ângulo de 90º graus com as coxas, braços relaxados na lateral do tronco, e com o nariz ocluído por um clipe nasal. O indivíduo realiza expiração até alcançar o volume residual e, então o avaliador, conecta a peça bucal do manovacuômetro na boca do avaliado que realiza um esforço inspiratório máximo.

Mensuração PEmaxima: indivíduo sentado, onde o avaliado realiza inspiração até alcançar a capacidade pulmonar total e, então, conecta-se a peça bucal do manovacuômetro enquanto o indivíduo realiza uma expiração máxima.

São realizadas 3 (três) repetições em cada variável do teste onde as 3 devem ser aceitáveis. De cada manobra anota-se o resultado onde no final da avaliação é considerado o maior valor alcançado para a avaliação.

Autor: Especializanda Silvana Araújo

Um comentário: