terça-feira, 12 de julho de 2011

Treinamento dos músculos ventilatórios com threshold


O treinamento muscular ventilatório (TMV) por meio de sobrecarga tem sido descrito na literatura por dois métodos utilizando carga resistida inspiratória e outro utilizando carga limiar inspiratória (Gosselink et al., 1996).Este é obtido por meio de aparelhos dependente de pressão. Que consiste uma câmara onde na extremidade há uma válvula que é mantida fechada pele pressão positiva de uma mola, se for gerada uma pressão negativa com uma pressão negativa maior do que a da mola, há válvula irá se abrir permitindo a passagem do ar. Um aparelho de fluxo- independente , denominado threshold, tem sido utilizado como um dispositivo para treinamento muscular ventilatório (TMV), o threshold é constituído de uma válvula solenóide. Em pacientes traqueostomizados em AVI, com treino de sensibilidade e trishold tiveram um resultado significativo, com aumento de Pimax com realização de 8 sessões, No seu trabalho 40% dos 5 pacientes que já tiveram tido insucesso no desmame, passaram a obter sucesso após receber o treinamento muscular.
Antes de se iniciar o TMV será feita a mensuração das pressões máximas inspiratórias e expiratórias, com uso de um manovacuômetro. O valor normal da PIMAX em um adulto é de -90 a -120cmH2O e da PEMAX é de + 100 a +150cmH2O em ambos os sexos após dos 20 anos de idade, ocorre um decréscimo anual de 0,5cmH2O.
  • Fraqueza muscular respiratória: PIMAX= -70 a - 45cmH2O
  • Fadiga muscular respiratória: PIMAX= -40 a - 25cmH2O
  • Falência muscular respiratória: PIMAX= < 20cmH2O
Durante o TMV inicia-se com uma carga de 40 a 60% da PIMAX se o objetivo for endurance, utilizam-se cargas menores com numero de repetições maiores, e se for ganho de força utiliza-se cargas maiores com repetições menores. O treinamento inclui de duas a três sessões por dia. As sessões podem ser realizadas por series ou por tempo. Utilizando uma porcentagem da PIMAX obtida, sendo que a carga de trabalho será ajustada na mola do threshold e as series devem ser intercaladas com um período de um minuto de descanso no ventilador.
Segundo ALDRICH & UHRLASS (1989) estudaram o TMV em 27 pacientes sob ventilação mecânica, com falência ventilatória que tinham falhado em repetidas tentativas de desmame e, como resultado constataram um aumento da pressão inspiratória máxima (PIMAX) e da capacidade vital (CV), e assim autores concluíram que o TMV podia aumentar a força muscular Ventilatório, permitindo-lhe o desmame da VM. A terapêutica por meio de exercícios proporciona a melhora do volume corrente (VC), da ventilação voluntária máxima (VVM), PIMAX e da pressão expiratória máxima (PEMAX.
Vários estudos têm apontado para resultados satisfatórios em pacientes submetidos a longos períodos de ventilação mecânica, utilizando-se cargas com índice correspondente a 40% da PIMAX. (Bellamare e Grassino, 1982; Jardim, 1989; Tobin, 1988.

Nenhum comentário:

Postar um comentário