domingo, 23 de janeiro de 2011

Sistema de aspiração aberto e fechado

A aspiração traqueobrônquica é indicada aos pacientes que não conseguem tossir ou expelir naturalmente o acúmulo de secreção pulmonar, como pacientes em coma ou mentalmente confusos, no pós- operatório, politraumatizados, em pacientes com doenças pulmonares, traqueostomizados ou com tubo endotraqueal. Portanto, é um procedimento invasivo, e amplamente utilizado pelos profissionais da área da saúde. Tem como objetivo remover as secreções das vias aéreas de pacientes submetidos à ventilação mecânica, permitindo uma melhor ventilação pulmonar. Sendo dividida em duas técnicas fundamentais, em circuito aberto e fechado. Não há evidencias sobre a supremacia entre a aspiração aberta e a fechada. Sendo que independente do sistema de aspiração utilizado, é importante a monitorização dos sinais vitais durante e após a aspiração, para minimizar os efeitos indesejados desse procedimento.

Aspiração com Circuito Aberto

Esse sistema consiste na retirada de secreções endotraqueais via tubo endotraqueal ou traqueostomia, de forma asséptica, por meio de um sistema de sucção, com a introdução de uma sonda nas vias respiratórias do paciente. É o método mais tradicional, e o mais rotineiramente usado na maioria dos serviços. Tem por objetivo manter as vias aéreas livres e permeáveis, garantindo uma ventilação e oxigenação adequada a fim de prevenir complicações no quadro clínico do paciente. Sua vantagem é que por ser um método tradicional, é habilmente e rotineiramente realizado nas unidades de terapia intensiva. Pode ser associada a várias técnicas terapêuticas, muito eficaz na remoção de rolhas, e suas alterações hemodinâmicas como a queda da saturação de oxigênio pode ser rapidamente contornada com o auxilio da ventilação, porém, é de fácil contaminação, exige desconexão do paciente da ventilação mecânica ocasionando a perda da peep e despressurização do sistema, alteração da FiO2e dessaturação.

Aspiração com Circuito Fechado

O sistema fechado de aspiração traqueal TRACH-CARE, é um sistema para realizar aspirações traqueais. É adaptado ao tubo orotraqueal ou à cânula de traqueostomia. O produto consta de uma sonda de aspiração traqueal que é inserida numa manga plástica e conectada diretamente ao paciente, de maneira que ele pode ser aspirado seguidamente sem necessidade de interrupção da ventilação mecânica e sem abertura do sistema para o ambiente. Tem como objetivo aspirar a secreção traqueal do paciente crítico, pois permite a limpeza do muco brônquico sem desconectar o enfermo do respirador dessa forma não há despressurização da via aérea. Suas Vantagens são
o menor risco de hipoxemia, arritmias e de contaminação e deve ser preferido, principalmente em situações nas quais são usados valores de peep elevados, como na lesão pulmonar aguda. Entretanto, suas desvantagens são condensações de água no sistema, dificuldade de uso e diminuição na efetividade da aspiração.

Referências Bibliográficas

CABRAL, Alcirene; OLIVEIRA, Hebe. Técnica de aspiração de sistema aberto em pacientes traqueostomizados e intubados. Serviço de Controle de Infecção Hospitalar Conjunto Hospitalar de Sorocaba. Abril 2008.

EMIDIO, Rosane; BEZERRA, Marcele et al. Sistema Aberto de aspiração X Sistema Fechado de aspiração: Uma vivência das acadêmicas de enfermagem de um hospital municipal do Rio de Janeiro. 61º Congresso Brasileiro de Enfermagem.

PAGOTTO, Izabela; OLIVEIRA, Luiz; et al. Comparação entre os sistemas aberto e fechado de aspiração: Revisão sistemática. Rev. Bras. Ter. Intensiva; 20(4): 331 – 338, out – dez. 2008. Acessado 20 jan. 2011 as 15h:10min. Site: HTTP://bases.bireme.br/cgi-bin/

LOPES, Fernanda; LOPEZ, Marcelo. Impacto do Sistema de aspiração traqueal Aberto e Fechado na incidência de pneumonia associada à ventilação mecânica: Revisão de Literatura. Rev. Bras. Ter. Intensiva.; 21(1): 80- 88, AbrJan. 2009.

CARVALHO, Werther; et al. Análise Comparativa dos Sistemas de Aspiração Traqueal Aberto e Fechado. Rev. Assoc. Med. Bras. Vol53 no.2 SP Mar./Abr.2007. Acessado 20 jan. 2011 as 14h:00min. Site: HTTP://www.scielo.br/scielo.?script=sci_a




Resenha produzida pela especializanda: Bárbara Lira Bahia - Fcecon

Nenhum comentário:

Postar um comentário