domingo, 22 de agosto de 2010

Treinamento teórico-prático ministrado pela SOBRATI/MANAUS sobre a avaliação em fisioterapia intensiva.

">

Treinamento teórico-prático ministrado pela SOBRATI/MANAUS sobre a avaliação em fisioterapia intensiva.

Uma dos aspectos mais importantes acerca da fisioterapia intensiva consiste na avaliação realizada beira-leito dos pacientes criticamente enfermos dentro da Unidade de tratamento intensivo.

A partir de uma coleta sistemática de dados, que consiste primeiramente em uma análise minuciosa do prontuário médico, associado à leitura e interpretação correta dos exames complementares, embasam a tomada de decisão terapêutica e caracterizam a atuação do fisioterapeuta intensivista.

Os aspectos relacionados à elaboração do diagnóstico cinético-funcional são fundamentais e exigem um alto grau de conhecimento sobre os aspectos fisiológicos cardiopulmonar, da mecânica ventilatória e da fisiopatologia pulmonar.

A conduta terapêutica como um fim, deve ser subsidiada por todas as informações pertinentes ao paciente de forma a convergir para uma tomada de decisão concisa e que irá determinar a eficácia da fisioterapia em uma unidade de tratamento intensiva.

O treinamento teórico-prático é imprescindível a todos que pretendem trilhar os caminhos da terapia intensiva. O graduando ou especializando, deve ter acesso a todas as formas de avaliação disponíveis, bem como o correto treinamento para a posterior avaliação e conseqüente tomada de decisões terapêuticas.

Antigos paradigmas e conceitos usuais na fisioterapia respiratória, antes inquestionáveis, hoje já perderam sua condição em detrimento de uma maior complexidade e qualificação do profissional intensivista.

Um destes “paradigmas” consistia em que uma eficaz fisioterapia respiratória sempre terminava com a aspiração das vias aéreas dos pacientes internados. Hoje, esta conduta invasiva e por vezes traumática, fica dependente de uma criteriosa avaliação que justifique a sua real necessidade, onde para tanto, uma ausculta eficaz, somada a outros critérios, são prevalentes e exigem deste novo profissional, uma carga de conhecimento muito maior.

De fato, este novo profissional, o fisioterapeuta intensivista, a partir de sua formação diferenciada, consegue suprir a necessidade de um atendimento qualificado inerente aos pacientes gravemente enfermos e internados na UTI.

Nós da SOBRATI/MANAUS reconhecendo a importância fundamental na formação destes novos intensivistas, baseamos inicialmente nosso trabalho na capacitação através da avaliação cinético-funcional em UTI, disponibilizando materiais inovadores e atualmente inexistentes na cidade de Manaus, a fim de oferecer as melhores condições possíveis favorecendo o processo de ensino-aprendizagem.

Autor: Daniel Xavier.

Diretor regional da SOBRATI/MANAUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário