domingo, 15 de agosto de 2010

Fisioterapia Intensiva inova com a Prancha Ortostática

Fisioterapia Intensiva inova com a Prancha Ortostática

Fisioterapia Intensiva inova no Hospital Daher

A Prancha Ortostática é a grande novidade do Hospital Daher. Adquirida pela Med Fisio em dezembro de 2008, chegou ao Hospital em janeiro deste ano. Seu uso em pacientes de unidade de terapia intensiva melhora as condições do sistema respiratório, circulatório além de evitar o agravamento de deformidades, conhecidas como pé equino. Ela está sendo utilizada em pacientes que têm alguns estímulos, como a abertura ocular, estímulos dolorosos, entre outros. A Prancha eleva os pacientes que estão há mais de cinco dias em ventilação mecânica, ocasionando a melhora de trocas gasosas (ventilação/perfusão).

Em Brasília a Prancha já é usada em pacientes paraplégicos e tetraplégicos, mas para reabilitação em pacientes de UTI é pioneira na cidade. Nem todos os pacientes estão aptos a utilizar a Mesa ortostática. A Med Fisio é especializada em fisioterapia hospitalar intensiva e atua no Daher desde 2002. Os fisioterapeutas Dr. Arllen Junqueira e Dr. Raimundo Soares da Med Fisio foram idealizadores na aquisição da Prancha para a UTI do Hospital. A idéia surgiu em 2006 quando um estudo sobre a Mesa Ortostática foi apresentado em São Paulo, no Simpósio Internacional de Ventilação Mecânica do Hospital Nossa Senhora de Lourdes, pelo consagrado fisioterapeuta Dr. Joaquim Vega. Posteriormente veio a Brasília também em 2007, a convite do Fisioterapeuta Dr. Arllen, que mostrou encantado pelo tema, para participar do I Simpósio Fisioterapia em UTI, realizado pela Med Fisio com apoio do Hospital Daher.

Em setembro de 2008 os coordenadores da UTI, Dr. José Ribamar Frazão e Dra. Keilah Campos, foram consultados sobre a viabilidade da utilização da Mesa no Hospital. “Os estudos apresentados comprovaram que a Mesa seria uma grande aquisição para o Daher”, confirmou Dr. Junqueira.

A Mesa Ortostática é motorizada e tem a aparência de uma maca, possui rodas e todos os seus movimentos são controlados por controle remoto. Há faixas para fixação do paciente à Prancha e uma espécie de tábua na sua parte inferior, local onde o paciente apoia os pés. A Prancha possui uma régua de graus e é elevada até 90°. Os fisioterapeutas precisam seguir um protocolo, e monitorizar os dados três vezes a cada ida do paciente à Mesa, ficando por 40 minutos em elevação de 75°.

“Ainda não sabemos ao certo se vamos elevar os pacientes uma ou duas vezes ao dia, precisamos fazer alguns estudos e dentro de seis meses teremos resultados mais concretos, sabemos que há uma evolução no desmame ventilatório e consequentemente uma redução do tempo de internação nos pacientes críticos, além de vários outros fatores benéficos”, confirma Dr. Arllen. Alguns dos dados analisados são: frequência cardíaca e respiratória e pressão arterial. Fisioterapeutas, médicos e enfermeiros estão muito animados com os resultados que a Mesa Ortostática trará para o Hospital Daher.

Mesa Ortostática

UTI Hospital Daher

Fisioterapeuta Dr. Arllen Junqueira

Benefícios: diminuição do tempo de ventilação mecânica, melhora de trocas gasosas (ventilação /perfusão), repercussão neurológica (melhora do glasgow), repercussão cardio-vascular, repercussão músculo esquelética, correção de distúrbios dos membros inferiores, estimulação de reflexos posturais, correção de deformidades (pé eqüino), estimulação propriceptiva, com contato do pé e o apoio da prancha.

Contra-indicações: pacientes que não respondem a vários estímulos (glasgow >

A especialização em fisioterapia intensiva da SOBRATI MANAUS, procurando sempre proporcionar o que há de mais atual em fisioterapia intensiva, aos especializandos e principalmente uma melhoria na prestação de serviços intensivos aos pacientes por nós atendidos, em breve estará disponibilizando o uso da prancha ortostática dentro da Unidade de Tratamento Intensiva.

Primeiramente, a FCECON será contemplada com a prancha ortostática para que verifiquemos sua real viabilidade no emprego à pacientes críticos, postariormente, todos nossos hospitais conveniados como Hospital 28 de Agosto, Fundação de Medicina Tropical e Hospital Platão Araújo, serão contemplados.

www.sobratimanaus.com

2 comentários:

  1. Lendo essa matéria, me deparei com uma realidade ainda não tão difundida no país e fiquei curioso quanto ao real valor que tem sido depositado (e tb as condições para tal) na utilização da Prancha Ortostática e achei um estudo interessante e recente quanto ao uso da P.O. nas U.T.I.'s. Acho que vale a pena quem quiser dar uma checada no resultado desse estudo feito em SP http://www.saocamilo-sp.br/pdf/mundo_saude/75/225a229.pdf

    Abraço,

    José Alexandre Pires de Almeida

    ResponderExcluir
  2. JOKA !!!! TENHO ORGULO O Dr JOAQUIM E UM SUCESSO E PROFESSOR .. TENHO ORGULHO DE VC !!! PARABENS PELO ARTIGO !!!!

    ResponderExcluir