quinta-feira, 4 de março de 2010

SOSO HAITI

SOS HAITI





São mais de 150 mil mortos.

Mais de 400.000 feridos.

Infecções, sepesis, emergências clínicas habituais, partos, UTIS improvisadas, cirurgias feitas muito além do tempo desejado, pacientes gritando por socorro, médicos exaustos expostos ao calor e falta de água ou higienização mínima, longe de familiares, submetidos ao perigo de, a qualquer momento, ocorrer uma séria e agressiva comoção social e comprometer a ordem pública.


O Haiti vive um verdadeiro drama humano. Pessoas que perderam familiares, o esquecimento ao longo prazo é um "fantasma", preocupa a população que é abastecida diariamente com suprimentos que atendem apenas 20% da população. Sem moradia, expostos ao tempo, idosos, mulheres e crianças precisam superar a cada dia condições limítrofes. Até quando vamos
aguentar ?, diz um haitiano. São retratos de irmãos que esgotam suas forças e a esperança.
Os pacientes clamam: " Não nos deixe, nossa dor é muito intensa, em vocês depositamos nossas esperanças ". Médicos relatam a dura realidade no Haiti.

A ajuda internacional chega, mas são mais de 2 milhões de desabrigados. Não há energia elétrica, alimento e o porto para desembarque também foi destruído.
A comunidade internacional mobiliza-se, o Brasil amplia suas tropas, os EUA elevam para 20.000 o número de militares para oferecer a segurança. Um retrato triste. Uma população esgotada, numa ajuda ampla, porém pequena diante do problema. Contudo, os sorrisos aparecem, a vida é mais forte.

" A tragédia e a vontade de viver nos une, nos aglutina, nos transforma, nos projeta na esperança coletiva e em uma só pessoa..." DF

Da Redação - Ji - Jornal do Intensivista

http://www.erws.org/haiti-3.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário