quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Materia de Dr Daniel Xavier: Fisioterapia oncofuncional

Ao finalizar o Outubro rosa, um grande projeto de ação de conscientização social e política que com o passar dos anos vem ganhando mais adeptos ,frente a necessidade de nos cuidarmos enquanto indivíduos e enquanto comunidade, escrevi em minha coluna semanal algo pertinente aos pacientes oncológicos e exaltando a fisioterapia oncofuncional neste contexto. Muito além do caráter curativo ou reabilitativo, trabalhamos o ser humano, o indivíduo em todas as suas nuances e complexidades e a partir de nossas condutas, objetivamos o retorno as atividades diárias e profissionais. Confiram!!! E espero que gostem.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Aula proferida pelo professor Daniel xavier sobre a interdisciplinariedade na UTI


Dermato Rosa - Ação cívico social apresentada pela IAPES

Em parceria com a FCECON e com o Grupo GAMMA-Grupo das mulheres mastectomizadas do Amazonas, Nós da Iapes Ensino e em especial nossa pós graduandas de fisioterapia dermatofuncional, instituimos o programa de atenção e atendimento às mulheres mastectomizadas de Manaus. Em uma abordagem pioneira, associamos à necessidade de um tratamento especializado oferecido pelas nossas pós graduandas, uma bagagem curricular que enaltece e engrandece a nossa pós graduação e o mais relevante: Através do voluntariado, do altruísmo profissional e pelo desprendimento em prol ao próximo, levamos o atendimento aos nossos pacientes. Temos absoluta certeza que nos dias 31 de Outubro e 01 de Novembro, contemplando ainda o OUTUBRO ROSA, estaremos praticando o bem social. A ação cívico social será ofertada a partir de então quinzenalmente. Convidamos a todos os fisioterapeutas, graduados ou não, pos graduandos em dermatofuncional de qualquer instituição a se fazerem presentes em uma ação sem precedentes! A Iapes é isso! cidadania sem distinção. Coordenação Daniel Xavier e coordenadora do curso de pós graduação da fisioterapia dermatofuncional Dra. Adria Sadala

Ver Mais: http://www.fisioterapiamanaus.com.br/Fisioterapia_Dermatofuncional.htmlFoto: Em parceria com a FCECON e com o Grupo GAMMA-Grupo das mulheres mastectomizadas do Amazonas, Nós da Iapes Ensino e em especial nossa pós graduandas de fisioterapia dermatofuncional, instituimos o programa de atenção e atendimento às mulheres mastectomizadas de Manaus. Em uma abordagem pioneira, associamos à necessidade de um tratamento especializado oferecido pelas nossas pós graduandas, uma bagagem curricular que enaltece e engrandece a nossa pós graduação e o mais relevante: Através do voluntariado, do altruísmo profissional e pelo desprendimento em prol ao próximo, levamos o atendimento aos nossos pacientes. Temos absoluta certeza que nos dias 31 de Outubro e 01 de Novembro, contemplando ainda o OUTUBRO ROSA, estaremos praticando o bem social. A ação cívico social será ofertada a partir de então quinzenalmente. Convidamos a todos os fisioterapeutas, graduados ou não, pos graduandos em dermatofuncional de qualquer instituição a se fazerem presentes em uma ação sem precedentes! A Iapes é isso! cidadania sem distinção. Coordenação Daniel Xavier e coordenadora do curso de pós graduação da fisioterapia dermatofuncional Dra. Adria Sadala
Tendo a Iapes como uma das empresas patrocinadoras do 2º Congresso Pan Amazonico de Oncologia, o maior evento de oncologia da região Norte, contaremos com a presença de inúmeros participantes que trabalham diretamente com oncologia no Brasil e no mundo. Sendo uma doeça que mais cresce em incidência no mundo, é imprescindível que o profissional da área da saúde conheça essa doença que é conhecida como " O IMPERADOR DE TODOS OS MALES". Na área de fisioterapia será abordado a reintegração social e laboral do paciente oncológico a partir da atuação de relevância inconteste dessa profissão que vai além de reabilitar pacientes! Participem!!!! Presença do Dr. Daniel Xavier, Dr. Daniel Glória, Dra. Joselaine Dantas, Dra Bárbara Bahia entre outros.

Foto: Tendo a Iapes como uma das empresas patrocinadoras do 2º Congresso Pan Amazonico de Oncologia, o maior evento de oncologia da região Norte, contaremos com a presença de inúmeros participantes que trabalham diretamente com oncologia no Brasil e no mundo. Sendo uma doeça que mais cresce em incidência no mundo, é imprescindível que o profissional da área da saúde conheça essa doença que é conhecida como " O IMPERADOR DE TODOS OS MALES". Na área de fisioterapia será abordado a reintegração social e laboral do paciente oncológico a partir da atuação de relevância inconteste dessa profissão que vai além de reabilitar pacientes! Participem!!!! Presença do Dr. Daniel Xavier, Dr. Daniel Glória, Dra. Joselaine Dantas, Dra Bárbara Bahia entre outros
A ação social realizada pelos alunos da Pós em Dermatofuncional do IAPES é destaque no Portal A Critica; 

Alunos da pós-graduação de Fisioterapia em Dermato-Funcional do Instituto Amazonense de Aprimoramento de Ensino em Saúde (Iapes) realizam, nos próximos dias 31 de outubro e 1º de novembro, atendimento fisioterapêutico gratuito às mulheres mastectomizadas em tratamento do câncer de mama na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon). 
Além de aprimoramento dos profissionais fisioterapeutas, a ação visa oferecer de forma mais acessível às práticas fisioterapêuticas para as mulheres que sofrem com o câncer de mama ou que já passaram pelo procedimento de mastectomia, que é cirurgia de remoção completa da mama por conta desse tipo de câncer, segundo explica o diretor-presidente do Iapes, o fisioterapeuta doutor Daniel Xavier.

Ele destaca que o atendimento será das 8h às 14h e das 14h às 18h na FCecon. "Será uma troca de experiência para os alunos da pós-graduação e também para as mulheres, que por conta da escassez de profissionais na rede pública, não encontram esse tipo de atendimento com facilidade", disse.

O fisioterapeuta explica que a mulher submetida ao tratamento cirúrgico do câncer de mama terá que conviver com as mudanças de postura causadas pela retirada do seio, como dor e restrição ao movimentar o ombro, inchaço do braço (linfedema) e a falta de sensibilidade na parte superior e interna do braço.  Por isso, para elas, a fisioterapia é fundamental. “Após a cirurgia, a mulher passa a ter uma nova realidade de seu esquema corporal devido a importantes alterações que com freqüência são geradas pela dor, fraqueza muscular e modificação na imagem corporal. A fisioterapia ajuda a mulher a enfrentar as mudanças causadas pela retirada do seio”, disse.

De modo geral, Daniel Xavier explica que o fisioterapeuta desempenha um papel importante na prevenção de sequelas, fazendo parte integrante da equipe multidisciplinar no acompanhamento da recuperação destas mulheres. “Atualmente, a fisioterapia está incluída no planejamento da assistência para a reabilitação física no período pré e pós-operatório do câncer de mama”, afirmou.

A mastectomia radical modificada, principalmente acompanhada de radioterapia, pode determinar complicações físicas, imediatas ou tardias, tais como limitação da amplitude de movimento (ADM) do ombro e do cotovelo, linfedema, fraqueza muscular, infecção e dor, que colocam em risco o desempenho das atividades de vida diária e dos papéis da mulher mastectomizada. “Com a fisioterapia, as mulheres são orientadas quanto à postura que irão adquirir no pós-cirúrgico e a importância da aderência à reabilitação”, ressaltou.

Para Daniel, quanto mais precoce forem orientados os exercícios, mais rapidamente a mulher responderá ao tratamento. “A amplitude de movimentos deve ser alcançada no menor espaço de tempo possível, levando-se sempre em conta as dificuldades individuais de cada paciente”, disse.
Ele destaca que as pacientes submetidas ao tratamento fisioterápico diminuem seu tempo de recuperação e retornam mais rapidamente às suas atividades cotidianas, ocupacionais e desportivas, readquirindo amplitude em seus movimentos, força, boa postura, coordenação, autoestima e, principalmente, minimizando as possíveis complicações pós-operatórias e aumentando a qualidade de vida.  “A fisioterapia desempenha um papel fundamental nesta nova etapa da vida da mulher operada, pois além de significar um conjunto de possibilidades terapêuticas físicas passíveis de intervir desde a mais precoce recuperação funcional, até a profilaxia das seqüelas, além de diminuir o tempo de recuperação, com retorno mais rápido às atividades cotidianas e ocupacionais, colaborando com sua reintegração à sociedade, sem limitações funcionais”, afirmou.

Dados Amazonas
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Amazonas, durante todo o ano de 2013, devem ser registrados 340 novos casos de câncer de mama, dos quais 290 só na capital. O câncer de mama é a maior causa de óbitos por câncer na população feminina no Brasil, principalmente na faixa etária entre 40 e 69 anos.

A retirada da mama pode ser uma das opções de tratamento para mulheres vítimas de câncer de mama. Depois do procedimento, começa uma nova etapa para a paciente: a de recuperação dos movimentos, que nessa fase, encontra a fisioterapia como principal aliada para garantir a qualidade de vida.
Fonte:
http://acritica.uol.com.br/vida/Fisioterapeutas-atendimento-gratuito-mastectomizadas-FCecon_0_1015698434.html
Fisioterapeutas oferecem atendimento grátis para mulheres mastectomizadas na FCecon