Especializandos da primeira turma de fisioterapia intensiva de Manaus e o emprego da bicicleta passiva em UTI

Separando o "amadorismo" do profissionalismo, predominantes atualmente dentro das UTIs, os intensivistas inovam e descobrem formas de melhorar a prestação de serviço em fisioterapia.
Diante do exposto, na cidade de Manaus, os pacientes internados na FCECON, contam com este atendimento diferencial proporcionado pela especialização em fisioterapia intensiva de responsabilidade da SOBRATI - Regional Manaus, coordenado pelo fisioterapeuta Daniel Xavier.
O uso da bicicleta passiva se mostrou eficaz como adjuvante à terpêutica, cujos objetivos fundamentais concernem na prevenção de contraturas e deformidades, desenvolvimento da TVP(trombose venosa profunda) - considerando-se a alta incidência em pacientes oncológicos além da prevenção da Síndrome do imobilismo.

Certamente esta terapêutica em nenhum momento substitui o profissional habilitado e treinado para a lida com este grupo de pacientes críticos, entretanto, mostrou-se uma intervenção não invasiva, de baixo custo e cujos benefícios superam o custo material.

Sua segurança foi ratificada a partir do momento em que não foram observadas alterações hemodinâmicas significativas nem alterações quanto à ventilação/oxigenação dos pacientes submetidos à ventilação mecânica.
www.sobratimanaus.com
www.xavierdaniel.com
www.fisioterapiamanaus.com.br