quinta-feira, 22 de março de 2012

Humanização em Unidade de tratamento intensivo

Humanização em Unidade de tratamento intensivo

Especializanda Edinângela Oliveira



Humanizar na unidade de tratamento intensivo (UTI) visa o cuidar do enfermo abrangendo de forma global, onde são envolvidos neste processo os profissionais e a família. O atendimento na UTI é contínuo que funciona vinte quatro horas por dia e é composta por uma equipe multiprofissional1.
A unidade de terapia intensiva é um local preparado que contém aparelhamentos individualizados e uma equipe intensivista, e que permite um atendimento consecutivo a indivíduos considerados graves, porém, frequentemente recuperáveis. Mesmo diante de toda assistência especializada, é um lugar onde rotineiramente o paciente é exposto à incitação dolorosa, com constante luz e métodos de forma invasiva. No campo da assistência no tratamento intensivo habitualmente se tem a visão de um local soturno que geralmente resulta em óbito. Os profissionais intensivistas são pessoas interessadas em salvar, como também, em promover a manutenção e qualidade da vida2,3.
Dessa forma, a humanização é uma ação ou resultado de humanizar, é um procedimento natural que deve ocorrer com os profissionais, oferecendo ao paciente uma terapêutica humana dentro das situações em que se encontra1. Humanizar na atenção à saúde é entender que cada pessoa em sua singularidade tem necessidades específicas4.
Compreende-se, que uma assistência humanizada ocorre quando o trabalhador presta serviço transmitindo confiança nas informações fornecidas e competência profissional, e alegria que rege expectativa ao mínimo sinal de melhora. A competência e a humanização não podem ser distintas para obtenção de qualidade no atendimento5.
Sendo assim, o profissional da saúde para executar suas tarefas com compostura e respeito para com o próximo é importante também que haja respeito para com ele, como uma boa condição de trabalho e reconhecimento profissional de suas atividades e iniciativas, portanto, muitos profissionais da saúde estão abaixo da reconhecida valorização de si e do seu trabalho6.





REFERÊNCIAS

1. Nunes WC, Pereira ASB, Bezerra EP, Meira JV, Santos BMPereira. Humanização da equipe de enfermagem em unidade de terapia intensiva. Create PDF with PDF4U. If you wish to remove this line, please click here to purchase the full version.
2. Souza Leonardo Mello de. O impacto das representações sociais de profissionais da saúde e outros personagens enquanto estressores no ambiente da UTI, segundo pacientes e familiares. Rio de Janeiro, 2005. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade federal do Rio de Janeiro, 2005.
3. Salicio DMB, Gaiva MAM. O significado de humanização da assistência para enfermeiros que atuam em UTI. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 08, n. 03, p. 370 - 376, 2006 Disponível em http://www.fen.ufg.br/revista/revista8_3/v8n3a08.htm.
4, Fortes, Paulo Antonio de Carvalho. Ética, direitos dos usuários e políticas de humanização da atenção à saúde. Saúde e Sociedade v.13, n.3, p.30-35, set-dez 2004
5.Louzada SSS, Stang F, Calabrez M. Administrar e humanizar no hospital. Revista FACEVV - 2º Semestre de 2008 - Número 1.
6.Dirce Stein Backes, Valéria Lerch Lunardi, Wilson D. Lunardi Filho. A humanização hospitalar como expressão da ética. Rev Latino-am Enfermagem 2006 janeiro-fevereiro; 14(1):132-5 Artigo de Atualização www.eerp.usp.br/rlae