sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Especialização em Fisioterapia intensiva em Manaus 2011.

Diante da repercussão positiva do desempenho apresentado pelos nossos especializandos em fisioterapia intensiva na cidade de Manaus, associado a uma grade curricular diferenciada que contempla tanto a teoria como a vivência prática, estas realizadas dentro da UTIs dos nossos hospitais conveniados, encerramos 2010 como uma das especializações em fisioterapia intensiva mais completa em fisioterapia intensiva da cidade de Manaus.

Encontramo-nos em um dos sites mais conceituados sobre Instituições e especializações do Brasil (acessar:http://www.educaedu-brasil.com/especializacao-profissionalizante-em-fisioterapia-intensiva-pos-graduacao-27509.html).

Aproveitando, estaremos iniciando uma nova turma de especialização em fisioterapia intensiva em Março de 2011, onde a partir da realização de uma prova de admissão, abriremos 30 vagas e concederemos descontos aos melhores colocados.

Para maiores informações:www.sobratimanaus.com

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Novas Diretrizes durante a Parada Cárdiorespiratória.

Novas Diretrizes durante a Parada Cárdiorespiratória.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) anunciou na noite desta segunda-feira (18) a publicação das “Novas Diretrizes Mundiais das Emergências de Ressuscitação após Parada Cardíaca”, uma atualização do conhecimento médico sobre como evitar a morte de uma vítima de infarto, com a ajuda da massagem cardíaca e do uso de desfibriladores.

A nova recomendação é que, diante de uma pessoa inconsciente e que não respira, o leigo peça a alguém para telefonar para o 192 e inicie imediatamente a compressão do peito, ou seja, a massagem cardíaca. A compressão deve ser intensa e profunda: a cada uma o peito do paciente deve ser comprimido por pelo menos 5 centímetros (ou, no caso de crianças, 4 centímetros) e devem ser feitas 100 compressões por minuto. Um vídeo de divulgação da American Heart Association ensina que o ritmo é parecido com o da música Stayinsg Alive, do grupo Bee Gees.

A SBC ressalta que a "massagem" recomendada é muito mais intensa e a frequência aumentou. Além disso, o leigo não precisa fazer a respiração boca a boca. Mais importante, segundo as novas diretrizes, é que ele faça as compressões e peça para alguém trazer o mais rápido possível um desfibrilador automático, que hoje existe em locais de grande aglomeração de pessoas, como estádios, aeroportos e shoppings.

“Essas Diretrizes são da maior importância num país como o nosso, em que 315 mil pessoas morrem de doenças cardiovasculares a cada ano”, diz o presidente da SBC, Jorge Ilha Guimarães. Para ele, é possível que metade dessas mortes possam ser evitadas, se o público leigo estiver preparado para fazer a compressão e usar o desfibrilador. A cada minuto de parada cardíaca, o paciente perde 10% da chance de sobreviver.

A redação das novas diretrizes contou com a participação do cardiologista brasileiro Sérgio Timerman, junto com mais de 350 especialistas de 29 países.

Para os médicos, as novas diretrizes também trazem a norma resumida na sigla CAB, isto é, “Compression, Airway e Breath” (compressão, vias respiratórias e respiração). A regra é que primeiro se inicie a compressão, em seguida se garanta a abertura das vias respiratórias e, como consequência, a respiração. Numa segunda etapa, a recomendação é que os profissionais providenciem o resfriamento do organismo para 32 a 34 graus, em até 24 horas, e o cateterismo de urgência.


'' A SOBRATI, através dos Cursos IBS - Intensive Basic Support - Suporte Básico Intensivo, preconizava há 3 anos a diretriz que ressaltava a compressão de 5 cm e 100 por minuto. Salientava a importância da manutenção do FSC ( Fluxo Sanguíneo Cerebral ) e evitar a interrupção das compressões, portanto evitar as ventilações na MRCP. A AHA ( American Heart Association e SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia ) confirmam no novo protocolo as orientações e protocolos da SOBRATI. Agora, salienta a Fase 1-2-3, Consciência - Respiração-Circulação. Esperamos contribuir ainda mais na formação de socorristas - emergencistas - intensivistas. ''

Obs: Ventilar na dependência de pulso ( protocolo SOBRATI ).

Congresso hospitalar de Urgência e Terapia Intensiva


III CONGRESSO HOSPITALAR EMERGÊNCIA E TERAPIA INTENSIVA

XVIII FEIRA HOSPITALAR 2011 - 24 a 27 de maio


As incrições para o III congresso de emergência e terapia intensiva já estão abertas!!!!

Participem do maior evento em terapia intensiva do Brasil.

Organizada pela SOBRATI-Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva, o congresso acontecerá na cidade de São Paulo.

Inscrições: www.medicinaintensiva.com.br

INTERVENÇÃO DA FISIOTERAPIA INTENSIVA SOBRE A ATELECTASIA

INTERVENÇÃO DA FISIOTERAPIA INTENSIVA SOBRE A ATELECTASIA

A atelectasia ou colapso pulmonar é uma condição fisiopatológica em que há diminuição ou abolimento da ventilação em um segmento ou em toda porção pulmonar.

É ocasionada por uma obstrução de um brônquio ou pulmão, por uma distensão pulmonar inadequada ou depleção do surfactante, este quadro pode levar a uma insuficiência respiratória, parada cardiorrespiratória e até o óbito.

A fisioterapia atuará na desobstrução destas estruturas e na reinsuflação de áreas colapsadas restaurando assim a ventilação pulmonar. As manobras fisioterapeuticas de higiene brônquica, como a drenagem postural e a vibrocompressão, deslocam e modificam a consistência das secreções desobstruindo as vias para o fluxo de ar e as técnicas de reexpansão irão reinsulflar as zonas antes ocupadas ou colabadas por conta das secreções, desta forma há diminuição do trabalho respiratório do paciente e do espaço shunt, aumento do volume corrente (vc) e das unidades alveolares funcionais alterando positivamente a relação v/q. Entretanto a área que irá apresentar o maior ganho v/q será a zona apical onde a perfusão é menor (Zona 1 de West) em relação a base, já que aquela zona apresentará um resistência ao fluxo mais baixa. É também em base que ocorre o maior número de atelectasia por obstrução secretiva.

Em pacientes sob ventilação mecânica o fisioterapeuta intensivista deverá ajustar o valor de Peep 5 cmH2O ocasionando a reabertura dos alvéolos colapsados e recrutamento de unidades adicionais no lado contralateral, haverá desta forma aumento do volume corrente, da complacência pulmonar e otimização na relação V/Q. A melhora também ocorre pela diminuição do FiO2 já que valores acima de 60% por um período maior de 24hs são lesivos ao paciente, o fisioterapeuta é responsável por acompanhar as alterações destes ajustes e adequá-los a partir do quadro clínico de cada paciente.

Esp. Andrezea Santos de Souza

Esp. Jameson Solimões da Silva