domingo, 31 de outubro de 2010

Fisioterapia Intensiva em UTI oncológica


Com imensa satisfação que a fisioterapia esteve presente no SIMPÓSIO DE ONCOLÓGIA DA FCECON /AM realizado de 26 a 30 de Outubro de 2010.

Fato até então inédito, o simpósio contou pela primeira vez com fisioterapêutas como palestrantes. Este fato representa um avanço enorme e principalmente reflete e ratifica o reconhecimento do trabalho realizado pelo fisioterapeuta dentro de um Hospital/Fundação de referência nacional no tratamento dispensado ao paciente oncológico.



Diante do convite do Diretor de Ensino e pesquisa da FCECON, Dr. Sidney Chalub, as palestras aconteceram em caráter interdisciplinar, contando com médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas. Contemplando de forma inédita no Amazonas a interdisciplinariedade no tratamento do paciente oncológico.







O foco das apresentações em fisioterapia, se concentraram no processo de reabilitação onco-funcional e a necessidade do fisioterapeuta intensivista inserido dentro da Unidade de Tratamento Intensivo Oncológico.

Durante a palestra proferida pelo Fisioterapeuta Daniel Xavier, diretor regional da fisioterapia da sobrati em manaus e responsável técnico pela UTI da FCECON, foi demonstrada as inovações e o incremento em qualidade do atendimento ao paciente crítico na UTI, fomentada pelos especializandos em fisioterapia intensiva da Sobrati/Manaus.


O uso da bicicleta passiva, o uso da prancha ortostática, a introdução à VMNI(ventilação mecânica não invasiva), até então inexistente em nossa UTI e a participação do fisioterapeuta durante situações críticas como a Parada cardiorrespiratória e durante a Intubação oro-traqueal, coroaram não só a a fisioterapia intensiva mas principalmente o salto de qualidade conseguido na prestação de serviços em fisioterapia intensiva pela inclusão dos especializandos em fisioterapia intensiva da sobrati de Manaus.

Foram também exibidos banners pelos especializandos em Fisioterapia Intensiva da Sobrati demonstrando o trabalho realizado por intermédio desta parceria SOBRATI/FCECON.

sábado, 30 de outubro de 2010

Aulão Teórico-Prático

Aos especializandos...

No dia 20 de novembro de 2010, haverá um "aulão" teórico-prático, sobre avaliação, manobras, aspiração, diagnóticos, diagonais de kabath, pontos chaves de bobath e demais condutas da fisioterapia intensiva.




Sem custo e obrigatório a participação de todos os alunos pois valerá como presença e carga horaria complementar.




Local: FCECON


Hora: 8:00 as 18:00 (com pausa para almoço)








Att. Nayara Sakai e Tamyres Bindá



quarta-feira, 27 de outubro de 2010

PNEUMONIA EM CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS


 

      A presente pesquisa abordou a pneumonia, enfatizando seu histórico, conceito, complicações, fisiopatologia, agente etiológico e tratamento sistematizado dirigido à criança de 0 a 5 com pneumonia.
Segundo Cavinatto (2007) a pneumonia é uma inflamação que afeta os pulmões, ocasionada por bactérias, vírus, aspiração de alimentos ou corpos estranhos, reações de hipersensibilidade ou induzida por drogas, fungos, etc.
De acordo com Guyton e Hall (2002, p.457) “o termo pneumonia refere-se a qualquer condição inflamatória dos pulmões, em que alguns ou todos os alvéolos são preenchidos com líquido e células sanguíneas”.
Segundo Prober (2002) os vírus respiratórios são a causa mais comum de pneumonia durante os primeiros anos de vida. As bactérias, embora sejam numericamente menos importantes como causas de pneumonia, tendem a ser responsáveis por infecções mais intensas do que as causadas por agentes não-bacteriológicos.
Segundo Pryor e Webber (2002) a fisioterapia diária se introduzida torna-se um meio de vida à criança. Os pais são fundamentais nesse contexto, devem entender que não somente os antibióticos combaterão a infecção. As técnicas do posicionamento, tapotagem e vibração torácicas assistirão na mobilização de secreções. Nos lactentes a tapotagem torácica é realizada utilizando os três primeiros dedos de uma mão com o dedo médio levemente levantado e deve sempre ser feito sobre uma camada de roupa e deve ser realizado antes da alimentação por 5 a 10 minutos  duas vezes ao dia. Exercícios respiratórios orientados devem ser ensinados as crianças a partir de 2 anos de forma divertida.
Desse modo, as medidas como, administrar oxigênio para melhorar o padrão respiratório da criança, posição de Fowler para expandir a caixa torácica e monitorar a saturação de oxigênio através do oxímetro de pulso afim detectar hipóxia iminente.
 Diante do contexto apresentado cabe ressaltar que é importante que os profissionais da saúde envolvidos no tratamento da criança acometida de pneumonia tenha domínio e conhecimento para identificar quais as verdadeiras ações que vem ao encontro das necessidades da criança, utilizando-se da avaliação clínica contínua e tomada de decisão.

Especializando: Marlene Farias de Almeida
Preceptor: Marcos Vinicius

Referencias Bibliográficas 
CAVINATTO, J. N.; RODRIGUES, J. C. Pneumonias Bacterianas Aguadas. In: ROZOV, T. Carvalho. Doenças pulmonares em pediatria. São Paulo, 2007.
GUYTON, Arthur C.; HALL, John E. Tratado de Fisiologia Médica. 10 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.
PROBER, Charles G. Pneumonia. In: Nelson-Tratado de Pediatria. 16 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.
PRYOR, Jennifer A.; WEBBER, Bárbara A. Fisioterapia para Problemas Respiratórios e Cardíacos. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Aspiração das Vias Aéreas, em pacientes no TOT ou TQT na UTI- adulto do Hospital Platão Araújo

Especializandas da SOBRATI Manaus no Hospital Dr. Platão Araújo sob orientação do preceptor Marcos Vinícius, coordenador regional Daniel Xavier

A aspiração, na prática, também é conhecida como higiene brônquica ou toalete brônquica. Sua principal função é retirar as secreções brônquicas das Vias Aéreas (VA) centrais de pacientes que possuam sua tosse pouco eficaz ou ineficaz, por meio de um vácuo onde a pressão deve ser no máximo de 150 mmHg.

A aspiração traqueal é indicada para pacientes intubados e está diretamente relacionada a secreção visível no TOT ou TQT, roncos na ausculta pulmonar e/ou a alteração da curva fluxo-volume com padrão serrilhado.

A manobra quando realizada é incomoda para o paciente, porém resulta em maiores benefício, pois o acúmulo anormal de secreções nas VA pode levar a infecções pulmonares quando não é expectorado e, além disso, a permanência da obstrução nas VA centrais pode gerar hipoxemia, dessaturação, hipoventilação e até mesmo uma parada cardiorrespiratória.

Os cuidados que o fisioterapeuta deve observar antes de se iniciar a aspiração são:

• Elevação da cabeceira > 30º para evitar broncoaspiração de secreções gástricas.
• Aumento da FIO2 a 100 % antes da técnica, pois a redução CRF pode desenvolver atelectasias e comprometer as trocas gasosas e após a técnica retornar a valores normais.
• Desligar bomba infusora de dieta para evitar broncoaspiração.

As vias de acesso pra aspiração são três: traqueal (TQT ou TOT), nasal e oral. E, para realizá-la são necessários: uma sonda traqueal e par de luvas estéreis.

Inicialmente, abre-se o lacre da sonda traqueal, ajusta a pressão do vácuo, ajusta FIO2 na VM, calça-se a luva estério onde o fisioterapeuta com sua mão dominante serão responsáveis em segurar e assegurar a total esterilidade da sonda traqueal e sua mão não dominante é responsável pela abertura e fechamento do vácuo. Mediante a isto se introduz a sonda no interior das VA por aproximadamente 10-15 segundos sem exceder esse tempo. Caso haja, resistência ou rolhas durante o procedimento não se deve tentar ultrapassa-lá, a fim de evitar lesões traqueais, mas podemos instilar aproximadamente 5 ml de soro fisiológico para auxiliar na remoção de secreção espessa e para estimulo da tosse no paciente. Retira-se a sonda sem a necessidade de girá-la. Fecha-se o vácuo quando a sonda estiver fora das VA, aspira-se a via oral e nasal. Por conseguinte descarta todos os materiais utilizados na aspiração.

As precauções durante a aplicação da técnica são:

• Pacientes com PIC poderão acarretar aumento da mesma, portanto, utiiza-se a técnica quando é de extrema necessidade.
• Em pacientes asmáticos pode precipitar uma crise de broncoespasmo por conta da hiperatividade brônquica.

Complicações: trauma mecânico das vias aéreas, hipoxemia/hipoxemia, arritimia cardíaca, bradicardia, aumento da P.A, parada respiratória, vômitos, espasmo de laringe, broncoespasmo, infecções nosocomial, aumento da PIC.

As contra-indicação são coagulopatia, laringoespasmo e via aérea irritável entre outros.

Especializandas: Helena Barbosa, Patrícia Rocha e Samara Maman

domingo, 17 de outubro de 2010

Sobrati Manaus - Fisioterapia intensiva em manaus

No dia 16 de Outubro de 2010 em um evento público organizado e idealizado pelo SINFITO/AM realizado na praça da polícia militar em Manaus, ratificamos a ideologia da Sobrati/Manaus em construir parcerias na cidade de Manaus.


Em apóio explícito às ações para melhoria e união do Status da Fisioterapia na cidade de Manaus, a Sobrati/Manaus com seus especializandos, preceptores e professores se fizeram presentes, através da exposição do trabalho relevante realizado por esta sociedade em Manaus, além da demonstração para o público geral de aspectos relacionados à saúde pública. As ações se concentraram não apenas na demostração e na divulgação da nossa sociedade mas de forma participativa e educativa o papel de uma das especialidades da fisioterapia que mais cresce atualmente: A fisioterapia intensiva.



Nós enquanto sociedade de reconhecimento nacional e internacional, estamos interessados primeiramente na construção de parceriais em prol do fortalecimento de nossa profissão. Entendemos que as ações do Sinfito/AM e a criação da delegacia do Crefito 12 em Manaus, objetivam alcançar e coroar o trabalho do fisioterapeuta, não como indivíduo mas como classe profissional e que por vezes deixado em segundo plano em virtude da não organização de seus próprios membros.



Apesar da inclusão recente da Sociedade Brasileira de Terpia Intensiva em Manaus, temos nos destacado pela prestação de um serviço diferenciado em fisioterapia intensiva em diversos hospitais e instituições de Manaus, pela ética e profissionalismo de nossos professores e preceptores e principalmente pela capacitação profissional dos nossos especializandos.

A força da Sobrati/Manaus se concentra no cooperativismo e no desprendimento dos nossos especializandos onde a consciência ética/profissional, transpassa barreiras antes intransponíveis como o da individualidade profissional. Pensamos e agimos como classe e não como indivíduos e essa é a nossa maior virtude.

Aproveito nesta oportunidade, enquanto diretor regional de fisioterapia da Sobrati/Manaus, agradecer o empenho do SINFITO/AM em fortalecermos enquanto profissão e a todos os especializandos em fisioterapia intensiva presentes. Um agradecimento especial às especializandas Nayara Sakai Thomé e a Tammyres Bindá, onde sem a abnegação e empenho por elas desprendido, não conseguiríamos organizar este grande ato público.

Att,

Daniel Xavier.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

A nova cara da fisioterapia amazonense

Na presente data foi realizada na assembléia legislativa do Estado do Amazonas, Sob Presidência do Deputado Estadual Belarmino Lins e autor da idéia Vicente Lopes, uma homenagem ao dia do Fisioterapeuta e terapeuta ocupacional, também fizeram parte a da mesa o Presidente do Sindicato SINFITO-AM – Marcos Ramos, a Representante do Crefito – Dr. LAbibi 12 -, o represente da delegacia do crefito-12 no Estado do Amazonas - Marcos Giovani, Representantes do Exercito e Aeronáutica, Representante do Centro Técnico de Fisioterapia da Assembléia Legislativa-, e representante do Governador do Estado do Amazonas – Dr.Cristiane.

Profissionais Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais das instituições publicas e Privadas, professores e acadêmicos da: UFAM, UNINORTE, NILTO LINS, UNIP, FAMETRO, SOBRTI e Deputados Estaduais também fizeram parte do coro que assistiu a justa homenagem a este profissional. Muito se agradeceu, mas também muito se reconheceu. A fisioterapia no Brasil dos seus 41 anos e no Amazonas a menos de dez já muito conquistou, contudo esta longe do ideal de reconhecimento seja: salarial, estrutural ou de atendimento a população.

Um passo importante foi dado hoje, embora ainda pequeno, outros passos virão não isoladamente ou desorganizado como se pensava que era esta categoria de profissionais. Demonstramos que estamos mais unidos que nunca e com força política, a palavra de ordem agora é organização dos projetos futuros se quisermos da o seguinte passo. É preciso que você profissional consciente desta luta se especialize ainda mais, publique artigos, esteja envolvido nos projetos de saúde publica, some conosco nas assembléias e manifestações publicas mostrando a cara da fisioterapia e terapia ocupacional no Estado do Amazonas.

A todos, Parabéns! Por esse dia que apenas começou, porém já é marco em nossa historia.
Dia 16/10/10, a parti das 9h, espero vocês na praça da policia agora com a população de Manaus demonstrando as diversas habilidades da fisioterapia e terapia ocupacional, desmistificando a marca de apenas massagista que carrega nossa classe e esclarecendo o quanto ela é essencial para a população Manauara nas suas diversas especialidades seja, neurologia, geronto, gineco, acupuntura, traumato, dermato, UTI, laboral, pericial, Gestão e outras.

Atenciosamente

Fisioterapeuta Jackson dos Santos Pacheco, Diretor de Administração e Patrimônio da comissão diretiva do SINFITO-Am e Especializando em fisioterapia intensiva SOBRATI/Manaus

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

**** SEMANA DA FISIOTERAPIA ****

A fisioterapia completa neste dia 13 de outubro de 2010 41 anos após DECRETO LEI N. 938 - DE 13 DE OUTUBRO DE 1969 que assegura o exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e piva o Fisiterapeuta de executar métodos e técnicas fisioterápicos com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente.

Com tudo acontecerá nesta proxima semana, apartir do dia 11 de outubro de 2010 seguindo até o dia 16 de outubro de 2010, a "SEMANA DA FISIOTERAPIA". Durante essa semana, serão realizados varios eventos com o intuito de apresentar a profissão, divulgar suas inúmeras áreas de atuação e mostrar sua importância. Uma profissão em ascensão em todas as áreas (saúde, educação, administrativo, indústrias e comercio).

Dessa forma, venho comunica-los sobre alguns compromissos e eventos realizados pela Delegecia Regional do CREFITO-12 e pelo SINFITO-AM durante essa semana, sendo eles:

  1. Dia 13 de outubro às 13:00hs - Sessão especial na Assembléia Legislativa do Amazônas - ALE-AM
  2. Dia 16 de outubro das 8:00 às 17:00 - Movimento fisioterapêutico na Praça da Polícia - CENTRO
  3. Dia 03 de novembro - Sessão especial na Câmara Municipal de Manaus - CMM

A SOBRATI-Manaus em apoio ao SINFITO-AM participará do evento do dia 16 de outubro de 2010, apresentando suas diretrizes, presença da SOBRATI nos hospitais de Manaus e sua estrutura.

Contamos com a presença de todos os alunos da especialização.


OBS.: A PRESENÇA DO ESPECIALIZANDO NOS EVENTOS CONTARÁ COMO CARGA HORÁRIA.


"VAMOS ABRAÇAR A CAUSA, DIVULGANDO NOSSA PROFISSÃO E NOSSA ESPECIALIDADE"

sábado, 2 de outubro de 2010

II Congresso Brasileiro de Fisioterapia Intensiva

Ao ser convidado a participar do II congresso de fisioterapia intensivo, extendo o convite a todos os especializandos da Sobrati/Manaus.

Vamos marcar presença e mostrar a nossa força!!!!!!

conto com vocês.

Att,

Daniel Xavier

II CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOTERAPIA INTENSIVA - SOBRATI E I SIMPÓSIO DE FISIOTERAPIA INTENSIVA - ABRAFI

DATA : 06 DE NOVEMBRO DE 2010

DAS 8 AS 18 HORAS .

INFORMAÇÕES :(21)22542711 begin_of_the_skype_highlighting (21)22542711 end_of_the_skype_highlighting

congressorjabrafi@yahoo.com.br

LOCAL DO EVENTO:COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIÕES

RUA VISCONDE SILVA , 52 BOTAFOGO , RJ

Peço que confirmem a vinda , para incluirmos os senhores na programação e ainda divulguem para seus amigos.

Desde já agradeço

Um grande abraço intensivista

Rogério Ultra

www.fisioterapiaintensiva.com.br

Fisioterapia Intensiva: A nova especialidade

Fisioterapia Intensiva: A nova especialidade.


Especializandos em fisioterapia intensiva da sobrati/Manaus em aula teórico-prática

Nas últimas décadas as Unidades de Terapia Intensiva (UTI) têm se tornado uma concentração não somente de pacientes críticos, e de tecnologia avançada, mas também de uma equipe multiprofissional experiente com competências específicas. Sendo assim, a atuação do fisioterapeuta com o paciente crítico teve seu inicio no mundo na década de 50, onde o seu foco era a assistência ventilatória não invasiva e durante vários anos, a abordagem do fisioterapeuta em uma unidade de terapia intensiva era limitada a uma intervenção respiratória e que muitas vezes não solicitava a presença 24 horas desse profissional.

No Brasil a fisioterapia intensiva foi iniciada pelo médico intensivista Dr. Douglas Ferrari, presidente-fundador da Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva (Sobrati). ( Projeto Aprovado na Resolução 043 de 17 de abril de 2002 na 98a Plenária realizada nos dias 03 e 04 de abril de 2002, através do primeiro Projeto Nacional com a denominação e estrutura pedagógica da Fisioterapia Intensiva, autor Ferrari D., Instituição Santa Cruz, então coordenador técnico da UTI na época).

A importância do fisioterapeuta intensivista é reconhecida na Portaria do MS (MINISTÉRIO DA SAÚDE), a qual prevê sua obrigatoriedade em regime exclusivo de 12 horas nas UTIs. Porém, para oferecer aos pacientes uma assistência com qualidade e interferir para o bom prognostico e qualidade pós-internação, o fisioterapeuta precisa adquirir um conhecimento teórico e pratico, portanto a formação específica em Fisioterapia Intensiva é fundamental.

Então, em 2001, o COFFITO reconheceu os primeiros cursos de Fisioterapia Intensiva, com atuação exclusiva em Unidades de terapia intensiva e semi-intensiva. Sendo de caráter obrigatório que todos profissionais sejam submetidos à aprovação do SAFI e recomenda-se o ACLS Advanced Cardiologic Life Support para ser portador do título de especialista em Fisioterapia Intensiva.

O curso de especialização em Fisioterapia Intensiva é ministrado pela SOBRATI há quase 11 anos e a partir de suas regionais espalhadas por todo o Brasil, formam especialistas habilitados e cuja competência é reconhecida nacionalmente e internacionalmente. Na região Norte, contamos hoje com a regional da Sobrati em Manaus sob diretoria regional do Fisioterapeuta Daniel Xavier onde a partir da chancela da SOBRATI-Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva e do COFFITO- Conselho federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Portaria 043 de 17 de Abril de 2002) além da Portaria nº 908/98 do Conselho Nacional de Educação, garantem a confiabilidade e credenciais necessárias para a formação de especialistas em fisioterapia intensiva na região norte do país.


Especializandos em atendimento nos Hospitais conveniados (FCECON,FMTAM,Platão Araújo e 28 de Agosto)

Hoje, o conceito de fisioterapeuta intensivista se tornou uma realidade profissional, em que estes se tornaram capazes de abranger toda a plenitude da necessidade de um paciente, que não se resume apenas no foco do ventilador mecânico, e sim na visão mais completa do paciente crítico, que exige uma maior complexidade nos processos diagnósticos, terapêuticos e também preventivos.

O profissional atua de maneira complexa no amplo gerenciamento do funcionamento do sistema respiratório e de todas as atividades correlacionadas com a otimização e manutenção da função ventilatória, motora intensiva, neurológica, metabólica e cardiovascular, com atuação específica na Parada Cárdiorrespiratória, transporte intra-hospitalar e atendimento emergencial - pronto socorro. Cabe a ele também, análise dos exames complementares, interação medicamentosa, humanização, atuação na equipe multidisciplinar, atuação na analgesia, e é sua função elaborar o prontuário fisioterapêutico com os diagnósticos e tratamentos funcionais e finalização de alta.

Assim, o fisioterapeuta intensivista oferece uma melhora significativa de indicadores de qualidade assistencial, tais como: morbidade, mortalidade e taxa de permanência, representando ganhos funcionais importantes e otimizando a relação custo-benefício da assistência.

Especializanda: Nayara Sakai
Revisado e editado por: Daniel Xavier

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

A fisioterapia intensiva na FCECON

A IMPORTANCIA DA FISIOTERAPIA INTENSIVA NA FUNDAÇÃO DE CONTROLE DE ONCOLOGIA DO AMAZONAS – FCECON.

A incidência de câncer vem aumentando em todo o Brasil. É comprovado ser a segunda principal causa de óbito, precedido apenas por doenças cardiovasculares. No Amazonas, em 2010, estima-se que o número de novos casos de câncer em homens seja de 2.190 no Estado, sendo 1.630 na capital; Entre as mulheres esse valor se sobrepõe, com 2.590 no Estado, sendo 2.060 na capital. ¹

Quando pensamos no paciente instalado na unidade de terapia intensiva (UTI), presumimos que ele apresente um alto potencial de gravidade e instabilidade hemodinâmica, necessitando, portanto, ser monitorado continuamente. Entende-se por paciente com potencial de gravidade aquele que apresenta homeostasia comprometida, devido à deficiência em qualquer dos grandes sistemas e por instabilidade hemodinâmica pacientes com disfunções no sistema cardiorrespiratório.

Tratando-se de paciente oncológico a severidade é a mesma, porém, os pacientes trazem particularidades específicas. Devido a terapias adjuvantes, como a radioterapia, quimioterapia e, em alguns casos, consecutivas intervenções cirúrgicas e grande tempo de internação hospitalar, estes indivíduos podem apresentar também comprometimento osteomioarticular, além de disfunções mielossupressivas e propensão a comprometimentos respiratórios, de acordo com o local e estágio da doença; “Os pacientes cirúrgicos, especialmente aqueles submetidos a cirurgia com intenção curativa, reconhecidamente tem melhor prognósticos quando comparados a pacientes clínicos e o benefício da internação na UTI é indiscutível.” ²

Na Fundação de Controle de Oncologia do Amazonas é seguido um protocolo, onde a admissão do paciente na UTI é conduzida pelo médico, enfermeiro e fisioterapeuta, sendo o último responsável pelo suporte ventilatório inicial, através da instalação dos equipamentos de oxigenoterapia ou ventilação mecânica (VM).

A avaliação da fisioterapia observa aspectos neurológicos, osteomioarticular, cardiovascular e respiratório. A anamnese é direcionada focada na história da neoplasia e a conduta direcionada de acordo com a queixa principal e alterações observadas. Tratando-se de paciente com neoplasia é importante estar atendo aos exames laboratoriais diariamente, estes pacientes são instáveis e uma conduta errada pode induzir a novas lesões ou mesmo ao óbito.

A fisioterapia intensiva deve ser inserida tanto na fase terapêutica quanto na preventiva. Sabe-se que a partir de uma semana de internação já se pode notar alterações teciduais como: fraqueza muscular e hipotrofia. A restrição ao leito, quimioterapia, radioterapia e metástases ósseas podem gerar osteopenia e osteoporose, podendo ocasionar fraturas patológicas. A Fisioterapia intensiva, em substituição à Fisioterapia motora convencional, se baseia em exercícios de alongamento passivos, ativos livres, isométricos, resistência moderada, atividades com descarga de peso como deambulação e ciclismo, dentre outros. Como já pré-citado a fisioterapia motora é realizada de acordo com o resultado dos exames laboratoriais, tendo por valores de referência as plaquetas entre 150.000 – 450.000, hematócrito entre 37 - 47 e hemoglobina entre 12 - 18.

As complicações respiratórias são comuns no paciente neoplásico, devido a mielossupressão e a Fisioterapia Intensiva tem importante atuação na sobrevida desse paciente. A conduta é diferenciada de acordo com o quadro e necessidade do paciente. Um paciente sob oxigenoterapia ou sendo pós-operatório de intenção curativa, infere à fisioterapia intensiva cuidados preventivos. Enquanto que um paciente agudo, crônico, com patologia de base revertida, prognóstico sombrio ou sob VM a conduta necessita ser terapêutica.

A Fisioterapia intensiva consiste em técnicas manuais, posturais e cinéticas que também podem ser associadas aos recursos do VM. Os tipos de manobras respiratórias mais utilizadas são as desobstrutivas e reexpansivas. Entre as manobras de Fisioterapia Respiratória convencionais temos a drenagem postural, percussão torácica, vibração torácica, compressão torácica, exercícios respiratórios, aspiração endotraqueal e a tosse, além de outras menos convencionais como hiperinsuflação manual e a pressão negativa que também têm a função de mobilizar e remover secreções. É importante lembrar que nos pacientes oncológicos, deve-se respeitar os valores das plaquetas, coagulograma e limiar da dor. Há como contra-indicação a realização de manobras de FR quando o paciente apresentar metástase óssea, pois existe o risco de ocasionar fratura de gradil costal devido à presença de osteoporose, todavia, a presença de metástase pulmonar não contra-indica a realização de diversas técnicas de higiene brônquica e de reexpansão pulmonar.

Nosso serviço faz uso do VM tipo Dixtal e tem pré-estabelecido o parâmetro de recepção do paciente agudo, adotando: modo controlado, com FiO2 de 100%, tempo inspiratório 1:2, relação I:E de 1:2,5, freqüência respiratória de 14irpm, pressão controlada de 20, PEEP= 5, sensibilidade 2. No suporte ventilatório, o fisioterapeuta auxilia na condução da ventilação mecânica (VM), desde o preparo e ajuste do ventilador artificial à intubação, evolução do paciente durante a VM, interrupção e desmame do suporte ventilatório e extubação.” ³

O desmame é um grande desafio para médicos e fisioterapeutas, sendo possível quando a patologia de base é revertida, houver força e resistência de musculatura inspiratória e já não existir complicação respiratória instalada.

Também atuamos na dor do paciente oncológico, utilizando recursos como termoterapia, crioterapia, massagem e incentivo à prática de exercícios.

A fisioterapia na FCECON atua em vários segmentos e tem por objetivo prevenir e tratar complicações respiratórias e motoras, diminuir quadro álgico, atender pacientes críticos sob suporte ventilatório (ventilação mecânica não invasiva e ventilação mecânica invasiva) e melhorar qualidade de vida dos pacientes, diminuir o tempo de internação/custos e devolver o paciente as atividades de vida diária.

Especializanda da SOBRATI - Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva/Manaus - Patricia Chagas Lima

Orientador: Prof. MSc. Daniel Xavier

1. Instituto Nacional de Câncer (INCA). Estimativa de 2010, Incidência de Câncer no Brasil. Disponível em: www.inca.gov.br/estimativa/2010/index.asp?link=tabelaestados.asp&UF=AM.

2. Artigo: Políticas de Admissão de Pacientes Oncológicos na UTI: Hora de rever os conceitos. Disponível em: www.scielo.br/pdf/rbti/v18n3/v18n3a01.pdf.

3. III Consenso Brasileiro de Ventilação mecânica. Capítulo 10: Fisioterapia no Paciente sob Ventilação Mecânica.

4. SCANLAN, Graig L. Fundamentos da Terapia Respiratória de Egan. 7º edição, editora Manole.

5. KNOBEL, Elias. Condutas no paciente grave. São Paulo, Editora Atheneu, 1996.

6. XAVIER, Daniel S. Fisioterapia oncológica para a graduação, 2010.