sábado, 28 de agosto de 2010

Índice de desmame ventilatório

IDV - Índice de Desmame Ventilatório Ferrari-Tadini

O IDV foi idealizado com objetivo de analisar e orientar o desmame ventilatório dos pacientes críticos internados em UTI com quadro de IRpA e que necessitaram intubação orotraqueal. Os autores, Douglas Ferrari, médico intensivista e Rodrigo tadini, fisioterapeuta intensivista, pretenderam devolver modo prático e objetivo.

Para análise, entende-se como desmame efetivo aquele que permita o prazo de 48 horas fora do ventilador mecânico. Nas tabelas de pontuação foram observadas variáveis baseadas na literatura e clínica.

O IDV não substitui a avaliação e julgamento clínico, sendo referência na colaboração da conduta a ser adotada através do intensivista, índice inédito de autores nacionais.

Autores: Prof. Dr. Douglas Ferrari & Prof. Ms. Rodrigo Tadine

http://www.medicinaintensiva.com.br/idv-calculo2.html

terça-feira, 24 de agosto de 2010

MANAUS FAZ TREINAMENTO DA SOBRATI

MANAUS FAZ TREINAMENTO DA SOBRATI


Nos dias 27 e 28 de março aconteceu o Curso de Suporte Básico Intensivo (IBS) na cidade de Manaus, o curso foi organizado pelo Fisioterapeuta Daniel Xavier e foi realizado na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCECON), o curso contou com cerca de 100 profissionais entre Fisioterapeutas e Enfermeiros e teve a Ministração com os Profs. Kleber e Márcio.


Notícia postada na página da SOBRATI:

www.sobrati.com.br/manaus-2010.htm

PROFISSIONAIS DE TODO BRASIL REÚNEM-SE PARA ATUALIZAR CONHECIMENTOS

Ji - Jornal do Intensivista

Profissionais de todo Brasil realizam o MPTI, Mestrado Profissionalizante em Terapia Intensiva. Temas atuais como Bioética, Assistência Ventilatória, Humanização, PCR, Neurointenvismo, Choque entre muitos outros, trazem público interdisciplinar para ampliar e trocar protocolos clínicos. Com anos de realização, o Programa Educacional Profissionalizante da SOBRATI tem contribuído para formação de intensivistas e emergencistas brasileiros, levando opiniões e protocolos clínicos das diversas regiões do país.

'' A formação de Professores Intensivistas foi um marco mundial. Criar eduadores, formadores de opinião, publicar trabalhos técnicos, realizar pesquisas em ambientes emergenciais, discutir ética e humanização, bem como qualidade e formação é sem dúvida uma grande alegria e satisfação. São mais de 400 Teses efetuadas no Sistema Nacional de Pós Graduação. Temos a Revista Intensiva que já está no 5o. Ano, publica no Brasil e Europa. Um modelo referencial, uma grande conquista para saúde do país. DF ''

MPTI da Região Nordeste ( Capital João Pessoa ) - 2010

MPTI da Região Sudeste ( São Paulo ) - 2010

SOBRATI LANCARÁ TITULO DE ESPECIALISTA EM TERAPIA INTENSIVA - TETI

A SOBRATI, Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva, está elaborando normas e regras para emissão do Título de Especialista em Terapia Intensiva (TETI ). A proposta é que venha de encontro a RCD 7 que prevê a certificação interdisciplinar para coordenações específicas.

Segundo o presidente da Sociedade, Dr Douglas Ferrari, já está sendo oficializada uma Comissão abrangente com as 07 profissões para emitir os critérios definitivos para Titulação. Será um grande avanço técnico, atendendo a demanda do mercado e a solicitação da comunidade intensivista brasileira, já que a SOBRATI alcançou respeitabilidade e representatividade nacional, sendo hoje a segunda maior sociedade mundial em emergência e UTI.

Dr Ferrari ainda adiantou alguns critérios que poderão ser adotados, dentro os quais, a gratuidade dos Títulos, a prevalência da experiência profissional, as certificações profissionais e educacionais, tempo de sociedade ( que também é gratuita ), entre outros critérios. Os Títulos ainda poderão ser divididos em Titulação Básica ( para atuação ) e Titulação Avançada ( para docência e chefias ). Segundo o grau de complexidade, as exigências serão maiores ou menores. Ressalta que toda certificação deverá ser ratificada pelo Conselho Interno da SOBRATI, Conselho Nacional de Intensivistas, avaliando critérios profissionais e éticos do solicitante.

Ji - Jornal do Intensivista

Agosto / 2010

www.medicinaintensiva.com.br



domingo, 22 de agosto de 2010

Treinamento teórico-prático ministrado pela SOBRATI/MANAUS sobre a avaliação em fisioterapia intensiva.

">

Treinamento teórico-prático ministrado pela SOBRATI/MANAUS sobre a avaliação em fisioterapia intensiva.

Uma dos aspectos mais importantes acerca da fisioterapia intensiva consiste na avaliação realizada beira-leito dos pacientes criticamente enfermos dentro da Unidade de tratamento intensivo.

A partir de uma coleta sistemática de dados, que consiste primeiramente em uma análise minuciosa do prontuário médico, associado à leitura e interpretação correta dos exames complementares, embasam a tomada de decisão terapêutica e caracterizam a atuação do fisioterapeuta intensivista.

Os aspectos relacionados à elaboração do diagnóstico cinético-funcional são fundamentais e exigem um alto grau de conhecimento sobre os aspectos fisiológicos cardiopulmonar, da mecânica ventilatória e da fisiopatologia pulmonar.

A conduta terapêutica como um fim, deve ser subsidiada por todas as informações pertinentes ao paciente de forma a convergir para uma tomada de decisão concisa e que irá determinar a eficácia da fisioterapia em uma unidade de tratamento intensiva.

O treinamento teórico-prático é imprescindível a todos que pretendem trilhar os caminhos da terapia intensiva. O graduando ou especializando, deve ter acesso a todas as formas de avaliação disponíveis, bem como o correto treinamento para a posterior avaliação e conseqüente tomada de decisões terapêuticas.

Antigos paradigmas e conceitos usuais na fisioterapia respiratória, antes inquestionáveis, hoje já perderam sua condição em detrimento de uma maior complexidade e qualificação do profissional intensivista.

Um destes “paradigmas” consistia em que uma eficaz fisioterapia respiratória sempre terminava com a aspiração das vias aéreas dos pacientes internados. Hoje, esta conduta invasiva e por vezes traumática, fica dependente de uma criteriosa avaliação que justifique a sua real necessidade, onde para tanto, uma ausculta eficaz, somada a outros critérios, são prevalentes e exigem deste novo profissional, uma carga de conhecimento muito maior.

De fato, este novo profissional, o fisioterapeuta intensivista, a partir de sua formação diferenciada, consegue suprir a necessidade de um atendimento qualificado inerente aos pacientes gravemente enfermos e internados na UTI.

Nós da SOBRATI/MANAUS reconhecendo a importância fundamental na formação destes novos intensivistas, baseamos inicialmente nosso trabalho na capacitação através da avaliação cinético-funcional em UTI, disponibilizando materiais inovadores e atualmente inexistentes na cidade de Manaus, a fim de oferecer as melhores condições possíveis favorecendo o processo de ensino-aprendizagem.

Autor: Daniel Xavier.

Diretor regional da SOBRATI/MANAUS

sábado, 21 de agosto de 2010

O uso da prancha ortostática na UTI

RESUMO: A imobilização e a internação prolongada do paciente crítico na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) podem provocar efeitos
adversos. A prancha ortostática pode ser um recurso utilizado na recuperação precoce de variáveis funcionais de pacientes críticos em
UTI. Essa terapêutica é utilizada com frequência em outros países, entretanto, no Brasil, não existem dados sobre a disponibilidade desse
equipamento nas UTI’s, bem como sua frequência de uso. O objetivo deste estudo foi investigar a frequência de uso da prancha ortostática
nas UTI´s de hospital público, hospital privado e hospital sem fins lucrativos existentes na cidade de São Paulo. Tratou-se de um estudo
transversal utilizando questionário semiestruturado como forma de coleta de dados. Foram selecionados 182 hospitais para avaliação.
Desses, 70 foram incluídos e 15 (21,42%) dos hospitais avaliados devolveram o questionário respondido, 3 (20%) deles possuíam a prancha
ortostática, porém nenhum a utilizava como recurso terapêutico de rotina na Unidade de Terapia Intensiva. A maioria dos hospitais
investigados não possuem a prancha e dos 3 hospitais que relatam possuir o equipamento, apenas um faz uso na UTI.

Para ter acesso ao artigo original acesse www.saocamilo-sp.br/pdf/mundo_saude/75/225a229.pdf
Autores:
Alexandre Luque* Fernanda de Córdoba Lanza****
Camila Gabriela Garcia Martins** Mariana Rodrigues Gazzotti*****
Marcele Siegler Santiago e Silva***

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Uso de drogas vasoativas na UTI

Aula ministrada pelo professor e farmacêutico Sérgio Gabriel na especialização em fisioterapia intensiva sobrati/Manaus.
O uso de drogas vasoativas na UTI

domingo, 15 de agosto de 2010

Aula inaugural sobrati manaus

Aula inaugural da especialização em Fisioterapia Intensiva SOBRATI/MANAUS

Aula referente a especialização em fisioterapia intensiva

Aula referente a especialização em fisioterapia intensiva SOBRATI/MANAUS
  • AVALIAÇÃO FISIOTERÊUTICA EM UTI


FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA E TERAPIA INTENSIVA

FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA E TERAPIA INTENSIVA
Ana Paula Westrup Luiz1;
Camila Lamesa Silva2;
Michelle Cardoso Machado3


Resumo
A fisioterapia respiratória pode definir-se como uma especialidade da fisioterapia que utiliza estratégias, meios e técnicas de avaliação e tratamento que buscam a otimização do transporte de oxigênio, contribuindo assim para prevenir, reverter ou minimizar disfunções ventilatórias, promovendo a máxima funcionalidade e qualidade de vida dos pacientes; podendo ainda proporcionar assistência ao paciente criticamente enfermo em unidades de terapia intensiva. Alguns estudos têm investigado os efeitos da fisioterapia respiratória dentro das unidades de terapia intensiva; no entanto, a fisioterapia relacionada ao tempo de internação ainda é causa de discussões tanto na sua função e importância como nas técnicas e métodos aplicados. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo geral realizar uma revisão sistemática das literaturas disponíveis sobre a eficácia da fisioterapia respiratória em Unidades de Terapia Intensiva e tempo de internação. Esta revisão comprova que se faz urgentemente necessária a produção de melhores e mais rigorosas investigações acerca do trabalho da fisioterapia em Unidades de Terapia Intensiva especialmente no que concerne as complicações pulmonares, tempo de desmame e internação nas unidades, a fim de avaliar sua importância e necessidade nas mesmas, objetivando o melhor tipo de serviço prestado ao paciente gravemente enfermo.

Para acessar o artigo na íntegra

Fisioterapia Intensiva inova com a Prancha Ortostática

Fisioterapia Intensiva inova com a Prancha Ortostática

Fisioterapia Intensiva inova no Hospital Daher

A Prancha Ortostática é a grande novidade do Hospital Daher. Adquirida pela Med Fisio em dezembro de 2008, chegou ao Hospital em janeiro deste ano. Seu uso em pacientes de unidade de terapia intensiva melhora as condições do sistema respiratório, circulatório além de evitar o agravamento de deformidades, conhecidas como pé equino. Ela está sendo utilizada em pacientes que têm alguns estímulos, como a abertura ocular, estímulos dolorosos, entre outros. A Prancha eleva os pacientes que estão há mais de cinco dias em ventilação mecânica, ocasionando a melhora de trocas gasosas (ventilação/perfusão).

Em Brasília a Prancha já é usada em pacientes paraplégicos e tetraplégicos, mas para reabilitação em pacientes de UTI é pioneira na cidade. Nem todos os pacientes estão aptos a utilizar a Mesa ortostática. A Med Fisio é especializada em fisioterapia hospitalar intensiva e atua no Daher desde 2002. Os fisioterapeutas Dr. Arllen Junqueira e Dr. Raimundo Soares da Med Fisio foram idealizadores na aquisição da Prancha para a UTI do Hospital. A idéia surgiu em 2006 quando um estudo sobre a Mesa Ortostática foi apresentado em São Paulo, no Simpósio Internacional de Ventilação Mecânica do Hospital Nossa Senhora de Lourdes, pelo consagrado fisioterapeuta Dr. Joaquim Vega. Posteriormente veio a Brasília também em 2007, a convite do Fisioterapeuta Dr. Arllen, que mostrou encantado pelo tema, para participar do I Simpósio Fisioterapia em UTI, realizado pela Med Fisio com apoio do Hospital Daher.

Em setembro de 2008 os coordenadores da UTI, Dr. José Ribamar Frazão e Dra. Keilah Campos, foram consultados sobre a viabilidade da utilização da Mesa no Hospital. “Os estudos apresentados comprovaram que a Mesa seria uma grande aquisição para o Daher”, confirmou Dr. Junqueira.

A Mesa Ortostática é motorizada e tem a aparência de uma maca, possui rodas e todos os seus movimentos são controlados por controle remoto. Há faixas para fixação do paciente à Prancha e uma espécie de tábua na sua parte inferior, local onde o paciente apoia os pés. A Prancha possui uma régua de graus e é elevada até 90°. Os fisioterapeutas precisam seguir um protocolo, e monitorizar os dados três vezes a cada ida do paciente à Mesa, ficando por 40 minutos em elevação de 75°.

“Ainda não sabemos ao certo se vamos elevar os pacientes uma ou duas vezes ao dia, precisamos fazer alguns estudos e dentro de seis meses teremos resultados mais concretos, sabemos que há uma evolução no desmame ventilatório e consequentemente uma redução do tempo de internação nos pacientes críticos, além de vários outros fatores benéficos”, confirma Dr. Arllen. Alguns dos dados analisados são: frequência cardíaca e respiratória e pressão arterial. Fisioterapeutas, médicos e enfermeiros estão muito animados com os resultados que a Mesa Ortostática trará para o Hospital Daher.

Mesa Ortostática

UTI Hospital Daher

Fisioterapeuta Dr. Arllen Junqueira

Benefícios: diminuição do tempo de ventilação mecânica, melhora de trocas gasosas (ventilação /perfusão), repercussão neurológica (melhora do glasgow), repercussão cardio-vascular, repercussão músculo esquelética, correção de distúrbios dos membros inferiores, estimulação de reflexos posturais, correção de deformidades (pé eqüino), estimulação propriceptiva, com contato do pé e o apoio da prancha.

Contra-indicações: pacientes que não respondem a vários estímulos (glasgow >

A especialização em fisioterapia intensiva da SOBRATI MANAUS, procurando sempre proporcionar o que há de mais atual em fisioterapia intensiva, aos especializandos e principalmente uma melhoria na prestação de serviços intensivos aos pacientes por nós atendidos, em breve estará disponibilizando o uso da prancha ortostática dentro da Unidade de Tratamento Intensiva.

Primeiramente, a FCECON será contemplada com a prancha ortostática para que verifiquemos sua real viabilidade no emprego à pacientes críticos, postariormente, todos nossos hospitais conveniados como Hospital 28 de Agosto, Fundação de Medicina Tropical e Hospital Platão Araújo, serão contemplados.

www.sobratimanaus.com

sábado, 14 de agosto de 2010

Especialização em fisioterapia Intensiva em Manaus

Dr. Rafael Malezan, Dr.Daniel Xavier, Dra.Lilian Merini e Dr.Nilander Franco


Com o intuito de fortalecer nossa equipe de profissionais buscando sempre o melhor corpo docente para a especialização em fisioterapia intensiva, recebemos na condição de alunos especiais e professores do curso, a Dra. Lilian Merini Regini, professora e coordenadora da UFAM-Universidade Federal do Amazonas de Coari e o professor Dr. Rafael Malezan, reconhecidamente um dos melhores profissionais de Manaus e professor da Uninorte e da UEA.

Diante do crescimento e do reconhecimento da especialização em fisioterapia intensiva como uma das mais completas da cidade de Manaus, temos formado uma equipe coesa e com os profissionais extremamente qualificados para comporem nosso quadro de professores e parceiros.

Dispomos aos nossos especializandos uma carga horária e grade curricular que somam 1.200 horas/aula, onde inovando nas especializações existentes na cidade de Manaus, a metade desta carga será de caráter prático a serem realizadas em uma das Instituições conveniadas como: FCECON, Hospital 28 de Agosto, Hospital Platão Araújo e Fundação de Medicina Tropical.

Viemos com a SOBRATI, um grupo sólido com mais de dez anos na formação de intensivistas, com o intuito de formar profissionais altamente capacitados para o exercício da fisioterapia intensiva. Não temos a intenção de segmentar a profissão, mas sim agregar de forma a não desmerecer nenhuma outra pós-graduação, seja ela co-relata ou não.Tratamos com ética e profissionalismo não só nossos especializandos mas todos os profissionais da cidade de Manaus e o nossso sucesso é a maior resposta e prova de um trabalho ético, profissional e verdadeiramento voltado apenas para o crescimento da fisioterapia na região norte.



www.sobratimanaus.com